O que é Cronograma Capilar - Porque é tão importante escolher o certo! - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

O que é Cronograma Capilar - Porque é tão importante escolher o certo!

Cronograma capilar é um conjunto de tratamentos semanais que fazem parte da manutenção dos cabelos e são divididos em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Antes de começar a ler esta postagem, veja primeiro AQUI NESTE LINK os resultados reais de um cronograma capilar. Bom agora que você já viu na prática os resultados do cronograma, vamos continuar a leitura desta postagem abaixo.

Se você chegou neste artigo tenho certeza que você quer entender o que é cronograma capilar e qual a importância de inclui-lo na sua semana.
Cronograma Capilar como fazer

Quando começamos a pesquisar cremes para tratamentos para cabelos na internet nos deparamos com uma série de produtos com dezenas de princípios ativos que prometem hidratar, nutrir e restaurar desde os fios mais finos e fragilizados até milagres para cabelos emborrachados.

Sem mais delongas, hoje você aprenderá - de uma vez por todas💪 - o que é que isso significa e como escolher o certo para você.


O que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar é um conjunto de tratamentos semanais que fazem parte da manutenção dos cabelos e são divididos em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Explicando de um modo fácil cronograma capilar é um conjunto de tratamentos.
Que pode ser organizado por etapas fáceis, a primeira dela é a Hidratação.

Mas o que é hidratação e para que ela serve?
Hidratação é a primeira etapa do cronograma, e ele serve para repor água do cabelo, que é constantemente perdida por causa da poluição, calor, fatores externos e mecânicos como pranchas, chapinhas, pentes quentes, excesso de cremes contendo parafinas, químicas de transformação, etc.

Um cabelo sem hidratação fica ressecado, sem brilho, com toque palha, o cabelo perde sua elasticidade natural e quebra com facilidade. Existem tratamentos caseiros que ajudam a recuperar a água dos fios, deixando-os macios e hidratados.


Também encontramos produtos maravilhosos para o cronograma capilar nas prateleiras, que variam desde os mais simples até os mais profissionais com tecnologia avançada e também intermediários como a Máscara Cronograma 3x1 da Yenzah, ou até mesmo os mais baratinhas como a máscara Chicle com Banana da Kanechom, maravilhosa por sinal.



Lembre-se que um cabelo hidratado no dia-a-dia reflete a luz, e tem aparência sedosa, mesmo sabendo que os cabelos mais crespos como os tipos 4C naturais, por causa da sua forma em espiral refletem pouca luz, mas ele precisa ser um cabelo macio e sedoso ao toque. E os cabelos naturais precisam ser hidratados semanalmente e ter um cronograma capilar próprio.

Cronograma Capilar aprenda a fazer


O que é Nutrição na etapa do Cronograma Capilar e para que serve a Nutrição Capilar?

Assim como o corpo humano precisa de vitaminas e minerais, o cabelo também precisa pois ele se alimenta assim como nosso corpo. E uma dieta equilibrada para o corpo, além da água para hidratar, ele necessita de alimentação nutricional baseada numa dieta equilibrada.

Quando o cabelo está fragilizado, muito quebradiço, mesmo com toque macio, porém frágil, ele está com carência nutricional, e para isso, os produtos para tratamento de cabelos que contém manteigas vegetais como macadâmia, manteiga de karité, óleo de coco, óleo de babaçu, oliva, cupuaçu, etc, são grandes alinhados na rotina do cronograma capilar, pois vão nutrir os cabelos, devolvendo a força, deixando-os fios mais encorpados e brilhosos.

Agora você já começa a entender por que é tão importante escolher o cronograma capilar certo! A nutrição não deve vir antes da hidratação, ao fazer uma nutrição em um cabelo com carência de reposição de água, a nutrição vai deixar seu fio mais seco. Já que a função da nutrição é nutrir, e não repor água. Infelizmente os produtos para cabelos atualmente estão cheios de principios ativos que confundem os consumidores, por isso veja sempre na frente da embalagem para qual finalidade ele se destina, pois as empresas não informam nas embalagens as porcentagens de cada principio ativo.

Por exemplo: Atrás das embalagens podem vir escritos mais de 6 principios ativos, digamos assim: coco, oliva, manteiga de karité, abacate, azeite, banana. Mas na frente diz: Creme nutritivo com coco e manteiga Karité. Pronto eis ai uma dica. Agora o que esse creme precisa fazer por seu cabelo e como saber ser funciona? Ele precisa nutrir e você precisa sentir os cabelos mais fortes, com mais caimento e brilho.

Um Creme de Tratamento Nutritivo muito bom que sempre me salva é a Máscara Silicon Mix Bambu, eu sinto meus cabelos nutridos e mais fortes com ele. Ele não é liberado, pois contém parafina, mas nutre meus fios de verdade, e sempre me salva quando meu cabelo está fraco, sem vida e um pouco quebradiço.



Etapa Cronograma Capilar de Reconstrução - Quando fazer?

A última etapa do cronograma capilar é sempre a reconstrução, é quando a gente fecha o ciclo de tratamento dos fios e reinicia tudo de novo, com os cabelos mais saudáveis, fortes e macios.

o ciclo de reconstrução é como nosso corpo precisando de academia.
Digamos que você vai à academia, malhou muito, perdeu calorias, queimou gorduras, mas não quer queimar seus músculos, afinal você frequenta a academia para ter corpo forte, e para fazer a manutenção destes músculos após horas de malhação você precisa de suplementos para que haja ganho ou manutenção desta massa, para que você não fique flácido(a) ou muito magro. E esta reposição pode vir através de alimentos receitados pelo nutricionista ou alguns suplementos receitados por ele.

Um cabelo sem reconstrução fica muito fino e frágil. E nenhuma água ou nutrição consegue permanecer dentro de um fio de cabelo sem a reconstrução, por isso ela deve ser a última etapa do cronograma capilar antes de reiniciar um novo ciclo de tratamento.

A reconstrução devolve a massa perdida dos fios que passaram por processos químicos de transformação, seja permanente afro, relaxamentos, alisamentos, progressivas, descolorações, pranchas, chapinhas, atritos constantes do pente contra o fio, radiação solar, fator idade que vão afinando os cabelos, até mesmo medicamentos de farmácias roubam a vitalidade dos cabelos.

Produtos que recomendo para um cronograma capilar no ciclo de reconstrução são:




Como a etapa de reconstrução no cronograma capilar é a etapa que vai fechar as cutículas dos cabelos abertas e restaurar a massa perdida pelos processos que já mencionei acima, o cabelo deve estar hidratado e nutrido e após isso selamos a água e a nutrição dentro deste cabelo com a reconstrução capilar. 

Agora que você entende por que deve seguir corretamente as etapas do cronograma capilar, vou deixar abaixo mais uma opção de tabela para vocês seguirem de acordo com as necessidades de cada um.


Cronograma capilar para cabelos normais e quimicados


Siga a Pretah nas redes Sociais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)