Experimentando a técnica Low Poo (Projeto Low poo) Explicações. - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Experimentando a técnica Low Poo (Projeto Low poo) Explicações.


Olá pessoal tudo bem?
Depois do Projeto Uhh cabelão durar 30 dias, eu já estava pensando eu experimentar a técnica Low poo e voltei a pesquisar intensamente sobre ela principalmente no que tange o crescimento capilar, visto que muitas afirmam que a parafina forma uma película que pode atrapalhar no crescimento.

Confesso que sempre usei produtos com parafina e nunca percebi dificuldade no crescimento. E a parafina na verdade está presente na maioria dos cosméticos por ser uma matéria prima barata e portanto reduz o custo de muitos produtos, esse é um dos motivos que fico revoltada quando um produto caro vem com parafina e oléo mineral na composição. Mas a função da parafina não e só essa, ela também tem a função de formar uma película impedindo que a água seja perdida nos fios, assim como o silicone/dimethicone forma uma barreira impedindo a evaporação dá água e encapando as pontas duplas. 

O uso continuo de produtos contendo silicones e petrolatos, derivados do petróleo como parafina e óleo mineral é que com o tempo essa pelicula vai impedindo que os produtos para hidratação/ nutrição e reconstrução penetrem nos fios. A única coisa capaz de retirar essa pelicula é justamente o lauril sulfato de sódio presente na maioria dos shampoos, até ai tudo bem visto que seus fios estarão limpos novamente para outra jogada. Porém segundo a inglesa Lorraine Massey cabeleireira que criou essa técnica chamada No/low poo, ao utilizar o shampoo com sultato eles além de retirar a pelicula formada pelos proibidões(petrolatos, silicones, parafina/óleo mineral) ele também leva para o ralo a sua oleosidade natural do seu couro cabeludo junto com a sedosidade e hidratação do fio, desse modo voltando à estaca zero, visto que as cuticulas ficam arregaçadas e danificadas novamente. E assim se reinicia o ciclo de tratamento do zero, motivo pelo qual os cabelos sempre estão quebradiços, danificados, ressecados, com queda, quebra e blá blá blá.
Lorraine Massey
Cabeleireira e autora do livre Curly Girl (garota Cacheada) inventora da Técnica No/low poo direcionada especialmente para cabelos crespos e cacheados

A proposta dessa cabeleireira é No poo (retirar totalmente o shampoo da sua vida capilar) ou o Low poo (diminuir a quantidade de lavagens e usar apenas shampoos livres de sulfatos.

Como funcionaria essa técnica No poo?

Todos os produtos sejam eles cremes de pentear, leave in, cremes para tratamento devem ser todos liberados, sem substancias proibidas(já citei acima) e para lavar deve ser usado um condicionador também liberado, visto que os condicionadores tb possuem propriedades adstringentes suaves capazes de fazerem a limpeza do couro cabeludo. 
Conclusão: se está sendo usado produtos liberados no dia a dia, então não há necessidade de um shampoo para retirar as peliculas e sujeiras acumuladas pelos petrolatos, parafinas, silicones, etc. Portanto considera-se que o fio está limpo e com um bom jato de água + condicionador liberado para higienizar o couro cabeludo já é o suficiente para manter a vida capilar saudável e assim não existirá o recomeço e sim uma constante continuaçao do tratamento capilar.

Contras: Nem todo mundo se dá com essa técnica(eu mesma fui uma que não me adaptei a ficar sem shampoo ou utilizar outro meio para higienização capilar), e o resultado pode ser um cabelos sem brilho, opaco, pesado e até mesmo com coceiras no couro cabeludo. Mas em contrapartirda muita gente se adapta e está há anos sem shampoo e super feliz.
Clique aqui e saiba como meu cabelo reagiu em 2012 com no poo.

Como funciona a técnica Low poo (a que estou seguindo, minha próxima postagem apresentarei os produtos que comprei e também um video no youtube, aproveitem e esse inscrevam no meu canal)

Nesta técnica é permitido o uso do shampoo sem sulfatos, e todos os produtos devem ser livres de parafina, óleo mineral, petrolatos e silicones insolúveis em água(lembro que todos os silicones após saidos das suas respectivas embalagens e em contato com o cabelo se tornam insolúveis(mas não ao nível da parafina/óleo mineral), o que existem no mercado são silicones mais finos que não encrostam tanto fio, mas não tem como saber visto que ele já está misturado ao produto, algumas tabelas mostram que shampoo sem sulfatos são capazes de retirar o silicone do fio, mas vamos deixar isso quieto por enquanto, deixa mais pra frente, tem muito chão pra andar)de qualquer modo o shampoo sem sulfato só retira o silicone com duas lavadas e mesmo assim após 15 dias é necessário usar um shampoo comum com sulfato para limpar totalmente o fio.

Também pode ser fazer o co-wash para mesclar com o uso do shampoo liberado,mesmo que o shampoo não contenha sulfato, se faz o co-wash para que o shampoo seja utilizado basicamente a cada 15 dias. E se houver necessidade de mais uma lavagem durante esse meio tempo se utiliza o condicionador liberado.

Conclusão: se está sendo utilizado somente produtos livres de petrolatos, então não há acumulo de substâncias sobre o fio, se não há acúmulo então o shampoo sem sulfato vem para aquelas pessoas que como eu necessitam de uma lavagem mais profunda e adstringente que não danifique a cuticula do cabelo e nem resseque o couro cabeludo. O fio e o couro cabeludo são limpos de forma que não exista um fator agressivo. 

Essa técnica já comecei a utilizar e estarei durante 90 dias observando os efeitos sobre meu cabelo quimicado 4C, sendo que como quero saber qual efeito terá sobre o cabelo natural 4c, visto que a maioria das blogueiras que encontrei na net com cabelo 4c natural praticantes do no/low poo são americanas,inglesas, mas tem youtubers e blogueiras brasileiras tb, embora sejam poucas, mas temos. 
E como já estou na época de refazer o permanente afro e minha raiz já está alta, estarei adiando o retoque dos meus fios para ver como essa técnica se comporta tanto no fio natural quanto no fio quimicado, especialmente o crespo 4c.

É isso meninas já tenho muita coisa pra falar sobre essa minha experiência, os primeiros resultados tem sido surpreendentes. Será um desafio e tanto. Poderei também comprovar se a tese do crescimento sem a parafina é realmente verdade. Estarei também nas próximas postagens falando mais sobre os erros mais comuns cometidos durante a técnica, principalmente quem está iniciando. Nossa tem muita coisa pra falar, mas vou dividir as postagens senão fica cansativa a leitura.

Então que comecem os jogos... Fiquem ligadas. Bjs

2 comentários:

  1. Olá, Carla!
    Acompanho seu blog há bastante tempo, mas nunca comentei. Meu cabelo também é 4C, alisei com guanidina e progressiva por 5 anos e agora estou em transição há 6 meses para fazer meu permanente. Obrigada por compartilhar suas experiências, sempre tive curiosidade pelo low poo e agora acompanhando seu blog vou aprender mais. Seu cabelos são lindos, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, flor tudo bem? Fico grata pelo elogio. É sempre um prazer estar compartilhando minhas experiências com vocês. Bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)