Permanente Afro para cabelos que não definem com Relaxamento - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Permanente Afro para cabelos que não definem com Relaxamento


Olá meninas, tenho recebido perguntas no meu email de dúvidas sobre as diferenças do relaxamento para o permanente Afro. 

Vou explicar brevemente para quem é recomendado o relaxamento e para quem é recomendado o permanente Afro.O Permanente Afro é recomendado para cabelos do tipo 4B e 4C que não formam cachos naturais, esse tipo de cabelo cresce em forma de zigue zague, e o relaxamento não é capaz de formar cachos nem definir os fios. Muito pelo contrário se o relaxamento for mal feito, os cabelos correm sério risco de ficar estirados e alisados e perder o pouco que sua definição natural em forma de zigue-zague que ele já possui. Tem outros que parecem uma esponjinha e tb não definem só com relaxantes.



Tabela de cabelos cacheados e crespos
Na tabela os cabelos que respondem melhor com relaxamento são os 3a, 3b,3c e 4a e tem forte tendência a ficarem bonitos, cacheados e com ótimos resultados(se feitos com atenção por um profissional qualificado),mas isso não quer dizer que esses cabelos não possam fazer o permanente Afro. Mas sim que respondem bem a um relaxamento bem feito.

Já os dois últimos 4b e 4c se forem esticado a tendência é ficar em forma de Z que é o famoso zigue-zague, portanto não forma cachos, os fios ficam frizados, e ao contrário do que muitos imaginem o cabelo do tipo 4c não é o mais forte, ele é um cabelo frágil, um cabelo com pouco brilho, com tendência a ser muito seco por isso requer muitos cuidados diários, muita atenção na escolha dos cremes e hidratações.

Cabelos cacheados e crespos tem tendência a ser porosos, e as pessoas que tem esses tipos de cabelos são as que mais gostam de quimicas, tinturas e tonalizantes, o que torna o fio mais poroso. 

O relaxamento é recomendado para cabelos que já tem tendência ao cacheado  e que já possuem cachos naturais e só querem dar um soltada neles ou abaixar/controlar o volume e para cabelos até o 4a.

Portanto se você não tem cachos e se você não tem tendência ao cacheado, o relaxamento não vai fazer milagres.

Veja a foto dos meus cabelos quando comecei a tratar no beleza natural e compare com a foto dos cabelos com permanente afro. Meus cabelos são os do tipo 4c.


Nas duas fotos(abaixo) estou com os cabelos já secos, e nas duas fotos estou com frizz mas olhem bem a diferença, o máximo que meu cabelo ficava no beleza natural fazendo relaxamento era um frizado ondulado quase esticado e só ficou frizado "definido" depois de bastante tratamento(meses, anos).

Não estou fazendo campanha contra o relaxamento, só estou mostrando que tem cabelos que nunca vai ficar cacheados com o relaxamento e apenas perdem volume e abaixam a raiz e só, e mesmo que passe quilos e quilos de creme ativador de cachos nunca terão cachos. Esse é o meu caso.


Vejam a foto depois de 2 anos de tratamento com Hidróxido de cálcio


Foto depois de 2 meses de tratamento com Permanente Afro

Estou muito feliz de ter esperado 6 meses que é o tempo minimo para fazer a troca de quimica, no inicio fiquei chateada por ter de cortar para recomeçar do zero, mas cabelos crescem e os resultados são imensamente melhores.
E não canso de dizer para hidratarem bastante e investirem num cronograma capilar adaptado para as necessidades dos seus cabelos.

Como qualquer outra química que muda a estrutura dos fios, o permanente Afro tb resseca, enfraquece os fios. Os cuidados devem ser diários, assim quando eu tratava com hidróxido eu gastava horrores para conseguir hidratar e mesmo assim meus cabelos continuavam secos e ressecados, cheguei a voltar no salão com apenas 45 dias para relaxar novamente.  Nos meus fios o hidróxido de cálcio com o tempo se tornou super agressivo, a ponto de eu ter cortado várias vezes para conseguir me livrar do ressecamento e na ilusão que iria formar cachos. 

Não estou desanimando ninguém pois tem cabelos lindissimos que são tratados com hidróxidos, mas cabelos que já tem tendência ao cacheado, os que mostrei na tabela acima.

Infelizmente tem fios que são tão sensíveis que não suportam o processo do permanente Afro, por isso é necessário uma avaliação prévia com um profissional especializado, fuja dos curiosos. Faça sempre com quem já tem experiência com permanente Afro e cabelos crespos e cacheados.

Menina(o)s tenho uma dica ótima para cabelos que estão enfraquecidos e quebradiços devido a tinturas e químicas. Vocês já conhecem a U.T.I capilar? Senão conhecem, leia aqui no blog e aprenda a recuperar seus fios detonados em casa. Clique aqui e Saiba mais

Vocês estão com os cabelos quebrados ou enfraquecidos por algum processo químico e não tem dinheiro para ir ao salão fazer um S.O.S ou comprar um produto caro para reconstrução, ou não tem queratina em casa. Saiba de uma receita caseira que pode ajudar a recuperar seus cabelos e que todos tem em casa. Clique Aqui e Assista o video no youtube .

Clique Aqui e Assista o passo a passo do meu permanente Afro da Niely e se inscrevam no meu canal no youtube, vou gostar muito de ver todos lá. É muito bom ter o apoio de todos vocês.

Dica de ativador que uso que define muito os cachinhos e pode ser super válido para quem não consegue uma boa definição.Assistam:



SÉRIE ESPECIAL SOBRE PERMANENTE AFRO NO YOUTUBE PARA INICIANTESSÃO 3 VIDEOS SOBRE PERMANENTE AFRO E DUVIDAS

DECIDIU FAZER PERMANENTE AFRO? - VEJA ANTES O QUE A QUÍMICA FAZ NO CABELOS-CAPITULO 1

VAI FAZER DESCOLORACÃO? VEJA O QUE ACONTECE SE VOCÊ USA PERMANENTE AFRO -CAPITULO 2

QUER FAZER PERMANENTE AFRO? VEJA SE SUA QUÍMICA Ė COMPATÍVEL- CAPÍTULO 3

Clique Aqui e se inscreva no meu canal.

Beijos e participem do meu Grupo no facebook "Eu amo Permanente Afro".
Quem desejar pode me seguir no Instagram: @pretaafrohair

125 comentários:

  1. Amei o tópico. Muito explicativo.
    Show de bola!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você é especialista no assunto!!!

      Excluir
    2. Pegou gosto depois que passou a ler o blog. Antes ela não entendia nada.

      Excluir
  2. Ótima matéria!!!! Obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post super explicativo! Confesso que não sabia ate então a diferença e classificação dos crespos, parabéns. Um xeru da Rose!

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post. Bem explicadinho, mas confesso que vou precisar de ajuda. Eu achava que meu cabelo era 3C, agora não tenho mais tanta certeza. Quando eu tinhas meus 16 anos usei Permanente afro e meu cabelo não cacheou, aos 18 parti pro relaxamento. 12 anos de BN, mas.... a qualidade não era mais a mesma. To em busca da química perfeita, kkkkk.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Eu já usei permanente a muitos anos atras, e ele deixa o cabelo bem mais bonito do que com relaxamento, e o seu está ótimo.

    Beijos mulher antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  6. Já fiz permanente americano = afro, da soft sheen e amei, ficou cacheado , parecia natural.Mas não acertei com outra profissional . Depois fui no beleza natural e detestei ficou tão feio que outra cliente me aconselhou a pedir o dinheiro de volta,nunca mais . Para o meu cabelo só tioglicolato. Afro com bigudinhos mais largos fica lindo!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa seu resultado, foi muito bom, seu cachos ficaram lindos! Parabéns
    www.adoraveisvicios.com

    ResponderExcluir
  8. Preta quando eu alisava o cabelo fiquei com um receio enorme de ter que cortá-los para voltar ao natural. Mas minha cabeleireira me disse que poderia hidratar bem e fazer o permanente. Foi um sucesso! No começo claro o cabelo ressecou bastante parecia que nem água conseguia penetrar rss .. estou usando o cabelo assim tem 2 meses e pretendo mais para frente retocar o cabelo de novo para ver se dá mais cachos! Enfim, estou apaixonada pelo meu novo ou melhor, me ex cabelo que não dei oportunidade de conviver!

    ResponderExcluir
  9. preta, show viu, queria que meus cabelos fossem assim lindos como os seus :/

    http://meus18anos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá preta!!
    O que eles usam no B natural é hidróxido de cálcio?
    Estou querendo fazer permanente afro ,não estou satisfeita com meus cabelo.

    Me falaram que é guanidina que eles usam.
    Estou procurando um bom salão para fazer permanente afro,se souber de algum me avise ok.
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é hidróxido de cálcio, mas não poderá fazer o permanente antes de esperar os 6 meses e fazer um teste no salão especializado. Aqui no Rj tem salões especializados muito bons. Bjs

      Excluir
    2. Oi preta também estava com essa dúvida. Então os produtos não são compatíveis?? Estou fazendo pela a quinta vez o super relaxante e os meus cabelos ainda não desenvolveram os cachos. Queria muito fazer o permanente para definilos. Então preciso ficar seis meses sem fazer o super relaxante.? Parabéns pelo o espaço para tirá nossas dúvidas.

      Excluir
    3. Oi preta também estava com essa dúvida. Então os produtos não são compatíveis?? Estou fazendo pela a quinta vez o super relaxante e os meus cabelos ainda não desenvolveram os cachos. Queria muito fazer o permanente para definilos. Então preciso ficar seis meses sem fazer o super relaxante.? Parabéns pelo o espaço para tirá nossas dúvidas.

      Excluir
    4. Sim. Não e compatível. Aguardar ate ter raiz virgem suficiente pra enrolar bigudin e cortar a parte do hidróxido

      Excluir
  11. Oii Preta, meu nome é Bia,e meu cabelo é do tipo 4a e gostaria de saber por que quando eu faço relaxamento o meu cabelo fica liso com leve ondulação em vez de ficar com cachos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, pode estar acontecendo duas coisas. Primeira, podem estar passando o relaxamento do modo errado, deixando tempo demais ou sendo mal manipulado. Segundo, talvez o produto que vc use não seja apropriado para seu tipo de cabelo.

      Excluir
  12. Olá Preta!VC é do rio?
    Tem alum salão aqui que vc indica para fazer o permanente afro ou o americano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia aqui no Rj o mais popular e conhecido é o Sou muito+cachos em Bangu.
      da Roseli Nascimento, ela tem página no face e vc pode ver os resultados, bjs

      Excluir
    2. \Sim ,ja ouvi falar desse mas vc conhece algum outro em Niterói ou São Gonçalo?

      Excluir
    3. Flavia não tenho certeza, mas acho que no centro de sao gonçalo tem a oficina da beleza Rua Coronel Rodrigues 422 sala 703 - CENTRO
      2605-0521 e tem a AMANDA COIFFEUR na Rua Dona Clara 366 - CENTRO
      36051014- 98809190 e em Niterói tem a MONICA CARNEIRO HAIR CLUB Rua Miguel de Frias, 172 /Loja 23 - ICARAÍ
      2625-7295 / 7723-2509

      Excluir
    4. Me indica um salão que faça em Bangu

      Excluir
  13. Preta vc conhece algum outro salão em Niterói ou São gonçalo?

    ResponderExcluir
  14. Preta eu já cortei o meu e já vai fazer uma ano que parei de alisar só nas pontas que ainda tem um resto de química e queria um creme que soltasse mais meus cachos e diminui-se o volume

    ResponderExcluir
  15. Olá bom dia,
    Gostaria de saber se existe algum produto no mercado compatível com o produto usado no superelaxamento do Beleza Natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. O produto do Bn tem coo principio ativo o hidróxido de cálcio. Nas prateleiras para passar você mesma sinceramente não indico nenhum, mas tem outro salão que faz relaxamento com hidróxido que é a Elis gomes em madureira, que já foi funcionária do Bn e abriu seu próprio salão e está fazendo sucesso, acho que vale a pena vc ficar um tempo sem fazer e ir lá fazer o teste de mechas. Bjs

      Excluir
  16. Oi, gostaria de saber o nome do salão que você fez, pois moro no RJ e estou atras de um salão confiável.

    ResponderExcluir
  17. Anny nesse post eu havia feito o cabelo em casa sozinha, usando niely.

    ResponderExcluir
  18. Ola, faço uso da plastica capilar da marca cadiveu. Estou querendo muito voltar ao meu cabelo natural.. E para isso queria permanentar a parte que esta lisa por causa da plastica capilar, é a base de acido, sera que posso fazer! me diz se é compativel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella sinto dizer que não é compatível, o ideal seria cortar a parte alisada e deixar o cabelo crescer naturalmente. A substância Ácido Acético tem a tendência de afinar os fios, causando esfarelamento do mesmo. Bjs

      Excluir
  19. Oi...apliquei permanente a 3 meses e agora penso em fazer relaxamento ou desfrisamento, pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fazer relaxamento com qual produto? O mesmo do permanente?

      Excluir
  20. No comeco do mes de outubro fui ao BN no RJ mas tive uma grande decepcao meus cabelos ficaram um horror os cachos nao definiram pois meu cabelo e do tipo 4c, nao sei mais o que fazer gostaria de ter os cachos definidos, nao sei se vou aguentar ficar mais 6 meses sem passar quimica, fiquei um ano sem passar quimica para enfim passar o super relaxante do BN e no fim nao ficou bom.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite.
    Tem 9 meses que não passo] nada no meu cabelo , gostaria de fazer permanente afro.
    Você conhece algum salão no RIO de Janeiro que faça e é bom, moro em Marechal Hermes

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um muito conhecido que é o Sou muito mais cachos no caçadão de Bangu.

      Excluir
  22. Olá Preta,tenho uma menina de 10 anos que em junho de 2012 ela fez um permanente afro por ter muito volume nos cabelos. ficou muito lindo.Minha dúvida é que vi no fantastico falarem sobre o formol que mesmo não constanto no rótulo pode ter.Sei que ela usou RELAXAMENTO TIOGLICOLATO S/ BIOGUDINS OU BIOGUCLINS, gostaria que tu me informasse a respeito deste produto e se é adequado para a idade dela.Ocabelo dela embaraça muito e tem muito volume,caso isto não seja adequado me orienta por favor o que devo fazer.dia 30 ela fará a Primeira Comunhão e quer arrumar o cabelo. Minha filha é do coração e por isso não tenho muita experiencia com cabelos afro.estou aprendendo lidando com o dela. Gostaria de saber também se tens algum salão de confiança aqui em PortoAlegre- RS que possas me indicar. grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, o tioglicolato não possui formol, nem o relaxamento a base de hidróxido, o que possui formol são as escovas alisadoras, que as empresas para mascararem o formol, o substitui por ácido glioxilico o qual quando entra em ctt com o calor se transformar em formol. Bom, quanto a idade das crianças, geralmente a idade padrão para tratar os fios é a partir dos 12 anos. Já pensou em fazer twists ou dedoliss no cabelo dela para ver como fica para a primeira comunhão? No you tube tem vários videos ensinando. Bjs

      Excluir
  23. Estou a 4 meses sem fazer progressiva e pretendo completar os 6 meses (ou mais) pra fazer um permanente afro. Mas a minha raiz tá muito grande e muito dura. Você conhece algum relaxamento que seja compatível com o princípio ativo doermanente afro da soft sheen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o softsheen é americano, mas o principio ativo é o tioglicolato de amônia, os permanentes tem esse mesmo principio ativo, sendo que para mudar de um pra outro terá que esperar

      Excluir
  24. Muito obrigada por responder! E obrigada por todas as dicas que você posta. Adoro o seu blog. Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  25. Oi se possível você poderia me tirar algumas dúvidas? Meu cabelo é naturalmente cacheado mais sem definição além de ser muito seco e volumoso, por isso sempre recorri a progressiva, mas o efeito liso nunca durava muito além de deixar meu cabelo muito frágil e quebradiço. Por isso resolvi voltar a ter cabelo cacheado a última vez que fiz progressiva foi a cerca de 2 anos.
    Como meus cachos nunca tiveram definição tenho vontade de fazer permanente afro, a cerca de 1 ano enquanto conversava com uma cabeleireira sobre minha vontade de voltar a ter cachos e meu problema de ter muito volume na raiz ela me convenceu a fazer relaxamento apenas na raiz e metade do cabelo para abaixar o volume e depois procurar um salão que fizesse permanente e pedir para que fizessem do meio do cabelo para as pontas para assim conseguir os cachos. Alguns meses depois encontrei um salão que faz permanente e a cabeleireira me informou que o permanente não pode ser feito em cabelo com qualquer tipo de química, por isso deveria esperar toda a progressiva e o relaxamento sair do cabelo.
    Estou a cerca de 1 ano cortando meu cabelo regularmente e lavando ele quase todos os dias com shampoo anti-resíduos e hidratando. Mas a raiz e o topo do meu cabelo está extremamente seco e embaraçado, no meio está um pouco liso e nas pontas está cacheado.
    Embora tenha vontade de fazer permanente tenho medo que meu cabelo ainda tenha um pouco de química, e pesquisando na internet vi muitas matérias e relatos de pessoas aconselhando a não fazer permanente, pois deixa o cabelo seco e frisado e demora muito para sair do cabelo.
    Minhas dúvidas por tanto são se é aconselhado fazer permanente e se ele realmente deixa o cabelo seco, e fora o permanente quais outras alternativas eu posso procurar para ter o cabelo cacheado.
    À espera de resposta obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: não se usa shampoo anti residuos todos os dias, esse é o principal motivo do seu cabelo estar super seco, ele deve ser usado de vez em quando, tipo de 15 em 15, pois ele abre as escamas do cabelo, tirando tudo mesmo, até seus nutrientes.
      Segundo: para fazer o permanente é necessário fazer o teste de mechas para verificar se os cabelos vão enrolar e se vão ficar elásticos e quebradiços.
      E finalmente devo dizer que qualquer quimica, sendo relaxamento, permanente afro, alisamento podem danificar, quebrar ou ressacar os fios, por isso é aconselhável os fios estarem tratados e fortes para realizar qualquer procedimento, e sempre fazendo o teste de mechas antes.
      Se vc já estar há um ano sem fazer quimica, pode ir até uma PROFISSIONAL QUALIFICADA para fazer o teste do permanente afro, ela vai verificar a situação dos seus fios e o melhor procedimento a ser feito. Te desejo sorte linda. Beijos

      Excluir
  26. Muito obrigada pela resposta Preta, andei pensando melhor e como meu cabelo já é cacheado acho que não vou fazer permanente pois não quero me tornar "dependente de química nenhuma", também parei de usar anti- resíduos e estou investindo em produtos que hidratem. Mais uma vez obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  27. Oi Preta, fui escrava de progressiva por um ano e tive um big corte químico, passei 8 meses se usar nada de química depois cortei tudo e coloquei um Mega, de lá pra cá já se passaram dois com o Mega , clareando de leve com tinta e relaxando com amônia a cada 3 meses. Acabei de fazer minha manutenção à vinte dias e a frente do cabelo não cacheia nem rezando e eu queria passar só o ondulador na frente é possível isso ou é loucura?? rsrsrs me ajuda;! Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna minha linda, te aconselho a esperar mais um pouco para que seu cabelo não tenha quebra por excesso de quimica.bjs

      Excluir
  28. Regina de São Gonçaloquinta-feira, dezembro 19, 2013

    Boa noite Preta. To repetindo a msg pois li q vc ñ responde a anônimos.
    Sou ex-BN de 10 anos seguidos e parei de ir lá pq meu cabelo começou a cair muito e quebrar. Lá ñ me davam explicação pra isso, e então resolvi sair. Queria usar o permanente q uma amiga usa, q disseram pra ela que é da L'Oreal. Já to há 05 meses sem usar química. Só tenho feito escova (secador) e prancha a cada 10 dias. Será q já posso tentar o permanente ??? Adorei seu blog. Bjs. Regina de São Gonçalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, vc pode estar fazendo o teste para verificar se o cabelo vai aguentar a quimica nova e provavelmente terá que aparar as pontinhas que ficaram estiradas. Vá até uma profissional de permanente e faça o teste de mechas. Bj

      Excluir
  29. Ola Preta.
    Fiz permanente a 15 dias...mas fui a praia e mesmo fazenfo umectacao com manteiga de karite para proteger os cabelis a frente fo meu cabelo oerdeu a definição fos cachos, o wue não acontecia. Voce tem alguma dica para redefinir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça hidratação e reconstrução a cada 15 dias e use um bom ativador de cachos. Bjs

      Excluir
  30. Boa noite,muito lindo seu blog esta de parabens.So tirando uma duvida o seu cabelo ficou melhor depois q vc passou a fazer o permanente afro ne,to perguntando pq to querendo ir no BN mas to em duvida ainda mais que aqui na minha cidade nao tem. Ai to em duvida so faco um esforco pra ir la ou se faco o permanente afro na minha cidade mesmo.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Adriana, você terá que avaliar o que é melhor para seus fios, segundo o resultado de ambos. Por exemplo: o beleza natural reage melhor em cabelos que já tem tendência a cachear, então o produto solta os cachos, diminuindo um pouco do volume, estimulando as ondas naturais que o próprio cabelo já possui. Isso significa que um cabelo que tem tendência a ser frizado não vai cachear nunca com o produto do beleza natural, esse foi meu caso, pois meu cabelo cresce frizado. O permanente afro é uma quimica completamente diferente, ela é mais forte e agride mais os fios, recomendado para cabelos que não cacheam com o relaxamento, então os bigudis e a loção ativadora ou neutralizante(depende de cada produto) ajuda a formar as ondas e cachos, então os cachos são formados de maneira mecanica. Para mim foi ótimo pq obtive o resultado que eu queria. Bjs

      Excluir
    2. Muito obrigada preta,adorei a dica agora deu pra mim entender melhor vou seguir seu conselho vou ver o q vai ser melhor pra mim. Muito obrigada pela sua atencao continua assim que Deus te abencoe ricamente tudo de bom.bjs

      Excluir
  31. Olá Preta! Usei entrelaçamento durante anos, me cansei e fui em busca de ter um cabelo natural, encontrei uma pessoa especializada em cabelo afro na minha cidade que me indicou a linha Afro Nature, Sempre fui preguiçosa para cuidar de meus cabelos, então no começo não deu muito certo, meu cabelo quebrava muito.. Atualmente continuo usando Afro Nature a base de tioglicolato, mas não utilizo bigudins, Meu cabelo é o 4 C e sonho com cachos, tenho um ritual todo fim de semana. Durante o mês faço umectação com óleo de côco uma vez por mês, reconstrução com Rigen, intercalo com a máscara da Reparação 5 química Loreal Elseve, e a linha de shampoo e condicionador da Loreal hidra max colágeno e reparação 5 também o solar, tenho notado melhoras em meu cabelo, mas como faço escova uma vez por semana, mesmo assim tenho tido quebra, pouca mas tenho. Quero muiiito ter cachos definidos e deixar de ser escrava do secador e da chapinha, caso eu use os bigudins, acreditas que eu chegue em minha meta? PS: faz 1 ano que utilizo o tioglicolato. Please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir cachos atraves do permanente afro, o principal é usar os bigudis, que é o que vai formar cachos nos cabelos, eu sempre uso os de número 1 pq gosto de cachos mais fechados, já que com o tempo eles vão abrindo. Beijos

      Excluir
    2. vc pode usar o afro nature com os bigudis. Dar uma olhada nesse site aqui e veja como fica os cabelos com o afro nature utilizando os bigudis: http://cabeloearteju.blogspot.com.br/2012/08/produtos-afro-nature.html

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas, dei uma olhada no site e já tive uma ideia de como pode ficar meus cachos, mas acho melhor dar uma esperada para pegar comprimento porque dá uma encolhida. Sem palavras, seu trabalho é show....Obrigada por nortear sonhos! Bjo

      Excluir
  32. Boa noite preta,deixa eu te perguntar o que e umectacao serve pra que e o que se usa pra fazer.bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana tem um post no blog sobre isso:
      Minha Umectações

      Excluir
    2. Acabei de ler agora e entendi muito bem explicado vc esta de parabens,muito obrigada querida.bjus

      Excluir
  33. Аfter lookiոg at a number oof the Ьlog articles on yoyr web site, I seriously
    like your way of blogging. I saved as a favorite it too my bookmark site list and will be checkіng ack in
    the near future. Taake a look at my website too
    and let mme kոow your opinion.

    Heгe is mу page; High Risk Personal Loan Lenders

    ResponderExcluir
  34. preta amei seu blog, vc fez eu entender o por que que meu cabelo não cacheia, j´usei permanente afro quando tinha 14 anos até os 17, passei a fazer relaxamento,mas o resultado não é o mesmo.já tinha pensado em voltar agora tenho certeza. espero encontrar o endereço que vc deixou.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neide que bom que vocês gostou da postagem, fico muito feliz. bjs

      Excluir
  35. oi preta td bem ?
    eu uso a mt tempo a progressiva no meu cabelo, porem a raiz do meu cabelo é ondulada, por um tempo usei o relaxamento da salonlaine com guanidina, de tanto usar meu cabelo acabou ficando esticado, antes ainda tinha bastante cachos no meu cabelo, e eu gostaria de voltar a ter esses cachos, mais deixar o cabelo voltar a ser natural demora mt tempo, então pensei na ideia de fazer o permanente afro no meu cabelo pra ter cachos novamente. É possivel ter cachos de novo mesmo com mts quimicas e tintura no cabelo fazendo o permanente afro ?

    ResponderExcluir
  36. ola Carla...
    eu sou uma pessoa que gosto cuidar eu mesma do meu cabelo...
    e agora gostaria que me explicasse passo a passo como usar o permanente afro pra quem tem o tipo de cabelo 4C, como é o meu caso pra ter cachos bem definidos.

    Aguardo a tua resposta...

    Elsa Castigo

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Preta pelo seu post. Sou cabeleireira e tudo que você disse sobre o permanente afro foi perfeito. Visite meu blog e conheça nossos trabalhos de permanente um abraço e Sucesso. Cássia http://iporinche.blogspot.com.br/2014/01/viva-os-cachos-permanente-afro-retorno.html

    ResponderExcluir
  38. Agora entendi pq meu cabelo não faz cachos com hidróxido de sódio muito obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser que enrole com o hidróxido de cálcio Edy. beijos

      Excluir
  39. Agora entendi pq meu cabelo não faz cachos com hidróxido de sódio muito obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  40. Olá boa noite, acabei de fazer um relaxamento num cabelo afro bem rebelde,estava muito embaraçado,não consegui desembaraçar totalmente,e quando terminei o relaxamento não funcionou, pois a raiz continuou alta,dai a quanto tempo devo refazer e qual o melhor relaxamento digo a marca? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá não faço indicação de marcas para uso, no meu cabelo eu uso o niely, mas eu fiz todos os testes e foi o que melhor me adaptei.
      Como vc relaxou a pouco tempo e nao falou a base que usou, recomendo que não refaça agora e que hidrate bastante pq apesar de não ter pego, os fios passaram por processos quimicos e estão fragilizados.

      Excluir
  41. Ola Preta Tudo bem ? Bom Fazia no BN só nao estou mais satisfeita com resultado gostaria de fazer permanente estou a 3 meses sem passar nada no cabelo vai ser preciso cortar o cabelo ou não? to muiito preocupada em relaçao á isso pois não gostaria de cortar meu cabelo pois ja vinha cortando o cabelo á um ano devido a quimica que eu passava antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tudo bem sim. Bom, pense bem na sua decisão, pq ira ter que recomeçar do zero, Quem sabe sua insatisfação do bn não seja resolvida com uma boa conversa com a gerente, pedindo um acompanhamento ou até mesmo trocando de filial?

      Excluir
    2. Mais posso trocar sem precisar cortar agora ? posso ir cortando aos pouco : tem ficar quantos meses sem passar nada?

      Excluir
    3. o minimo sem quimica é de 6 a 7 meses e tem que cortar as pontas que contém a quimica anterior incompatível.

      Excluir
  42. Websites which believe in toiling and putting up fresh content on a regular basis are bound to be noticed by web crawlers or web spiders.
    A flock that maintains the regional habitat hangs out around the Red Rock Lakes National Wildlife Refuge in Montana and a Canadian flock joins them in the winter.
    The trumpeter swan is a beautiful fowl, known by the pure white
    coloring of the body and head, juxtaposed black bills that lie flat and black legs that blend with the
    bill.

    Also visit my site: snow white and the huntsman release date

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Preta , mee ajuda põrfãv0r ,, êu tenh0 14 anÕos mêeu cabel0 era bêm cacheãd0 quandÕ eu erã pequenà erà aqueles cach0s bem lindos e um pouco ressecad0 ,, ãii êeu era doida pra ter cabel0s liisÕs ee ãi vêem o pr0blemã ,, pediir prã minhã mãe me levãr em um salã0 prã dÁ esc0va pr0gressiva em meu cabel0 ,, desDE 11 anÕos eu us0 esc0va pr0gressivã ,, só que êu cansei de cabel0 lisoO ai deciidir ter cabel0s cachead0s aii pass0u um tempo eu desiistiir ee useeii o Celante do Monalisa em dezembro ,, eu jÁh tinha usad0 antes mais n0 dezembro eu useii ee fiquei o tempo certo ,, quand0 chegou um exato diia euu lavei meu cabel0 ,, && prá miinhã alegriia mêu cabelo tava cacheadiinh0 eu fiquei besta ee não entendiir o p0rq estava dakele jeiiit0 , mãi$ nã0 taava bem cachead0 estava andulad0 , && de lah pra kah eu nã0 passei mai$ nadÁ n0 cabelo e nem prancha ... mai$ meu cabelo está ressecado de mais eu jah usei bepantol derma solução , maisena, açuca , mel & etc e muito ressecado ... eu estava querendo ir no beleza natural mais eu vir muitas reclamações e ai desistir ee fiquei um pouco desanimada eu pensei assim ' eu só conheço o beleza natural ,, eu desiistiir do beleza natural como vou ter meus cachiinhos de volltaa ? ' maii$ aii euu vir no youtube permanente afro & bigudiinh0 ,,só que tem um pr0bleminha prá usar o bigudinh0 tem que usar alisante e eu não queria passar quimicas e eu quero meu cabelo enrolado e não andulado ãii eu quero saber de vc se vc me aconcelha usar bigudiinho ? esperando sua resp0stta , agradessoOO desde jÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? eu aconselho você a fazer um tratamento capilar antes, para fortificar seus fios que estao enfraquecidos, use produtos para cabelos mesmo, sem misturas caseiras. Pode umectar com manteigas e óleos vegetais que vc encontra nas lojas de beleza ou até pela net. Faça 2 hidratações semanais + 1 nutrição na primeira semana, na segunda vc faz 1 nutrição + hidratação + umectação e com 15 dias vc faz uma reconstrução com produtos contendo queratina e germem de trigo, fique longe da maisena, do mel que estica os fios e do bepantol que nesse momento nao vai te ajudar muito.
      Não te recomendo nenhuma quimica no momento, antes faça um tratamento.
      Sobre o beleza ele cacheia dependendo da estrutura do cabelo, se seus cabelo tem tendência aos cachos.
      Pensem bem sobre o tioglicolato que é uma quimica muito forte pra vc que já tem tendência aos cachos naturais.
      De repente seus cabelos só precisem de tratamento. Já pensou em usa-los naturais, sem quimicas fortes? No facebook tem vários grupos de transição que podem te ajudar a voltar aos cachos naturais sem quimica. Bjs

      Excluir
  44. Boa noite preta, me chamo Janaína e moro aqui no RS, gostaria de saber como faço para adquirir produtos da soft sheen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite, vc pode adquirir através de fornecedores, por sites na net(só pesquisar no google), ou ir até o salão que utilize os produtos.

      Excluir
  45. ja passo 3meses q nao passo nada de quimica no meu cabelo a utima vez eu fiz progressiva ja posso o fazer permanente

    ResponderExcluir
  46. Oi boa noite, estou usando tranças a 1 ano e meio, e estava procurando um salão para tratar dos meus cabelos agora q ele já está grande e virgem, estava com muitas duvidas.. mas através do seu post.. muito explicativo , aliás. rs, conheci o sou + cachos e adorei o trabalho deles.. já marquei uma hora para semana que vem.. muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho.. bjos

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite Preta!! Meu cabelo é alguma coisa entre 4a e 3b. Faço relaxamento com AMACIHAIR tradicional(guanidina), o relaxamento é feito sem o uso de pente e fica ótimo mas uso o creme de pentear do BN para definir melhor os cachos mas a quantidade de creme é tão grande que acho q os cabelos esta sempre sujo. Poderia esta me indicando outros cremes para definir cachos? Agora OUTRO PROBLEMA. Há um tempo atrás fiz a raiz e USEI O PENTE. Resultado: bem na metade do fio esta lisoooo. com o crescimento da para perceber nitidamente a M que eu fiz; e agora não pretendo cortar meu cabelo esta abaixo dos ombros, estou pensando em comprar um kit desses de farmácia de permanente afro e aplicar onde esta liso/esticado e colocar bigudin e seja o q Deus quiser. Ah já usei tioglicolato para relaxar e tb para fazer o permanente afro,mas meu cabelo quebrava na raiz em alguma áreas(ex. na frente ou meio da cabeça) mas não percebia quebra ao longo do fio não. O que vc acha? Vou fazer semana que vem e volto pra contar minha façanha e se deu certo pelo menos para voltar a enrolar. depois no final próximo mês(setembro) volto para dizer se caiu ou quebrou. Ok??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se vc fizer isso já te adianto que seu cabelo vai partir sem dó nem piedade, pois o tioglicolato não é compativel com nenhuma outra quimica, vc vai estragar seu cabelo.
      Aqui no blog tem muitas dicas de cremes que eu usava na época do relaxamento. Procure produtos que tenham na composição manteiga de karité, macadâmia, oleos vegetais, vc pode utilizar o o do bn só para complemento e um mais leve antes, um leave in mais fino e depois por o tradicional só para amassar, eu fazia isso e meu creme durava horrores. bjs

      Excluir
  48. Olavo meu nome é yane e estou usando o permanente afro pela primeira vez o resultado não foi muito bom mas estou crendo q a proxima Aplicação será favoravel Breve voltarei com novidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, vem participar do meu grupo no Facebook: "Eu Amo Permanente Afro", tem dicas que vc vai gostar e vai te ajudar a definir seus cachinhos. bjs

      Excluir
  49. O seu texto foi perfeito para esclarecer o porquê tem cabelos que ficam bons no Beleza Natural e outro não. Eu faço permanente afro com o super Valdir cabeleireiro aqui de Salvador. Adoro o resultado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , vem participar do meu grupo no Facebook: "Eu Amo Permanente Afro", tem dicas que vc vai gostar e vai te ajudar a definir seus cachinhos.
      Muito bom saber que em Salvador tem profissionais de permanente, te convido a participar do grupo para compartilhar seus resultados com outras meninas. Beijos

      Excluir
  50. pode me indicar um salão para permanente em DUQUE DE CAXIAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lany, vem participar do meu grupo no Facebook: "Eu Amo Permanente Afro",tem várias indicações para salões. Te espero. Bjs

      Excluir
  51. ola ja fiz varios alizamentos so que o ultimo quebrou meu cabelo ta horrivel nao sei o que eu faço! faz 4 meses que nao passo quimica nele mais gostaria de fazer o permanente para deixar ele cacheado sera que posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, se os cabelos estão fracos, melhor não passar nada agora, faça um tratamento para recuperar a saúde dos fios primeiro e um bom corte.
      O prazo para fazer o permanente é de 5 a 7 meses sem quimica, e terá que fazer o teste de mechas num salão especializado para ver se os fios podem receber o permanente afro.
      O permanente afro é uma quimica forte, pois passa por dois processos, primeiro desestrutura o fio e depois o processo para cachear. Vem participar do grupo no Face: "Eu Amo Permanente Afro". Te aguardo lá. Beijos

      Excluir
  52. Olá, Tudo Bem? Fiquei 8 meses em transição, hidratava bastante os meus cabelos e só, não fiz nem escova durante a transição, daí cortei porque não aguentava mais as duas texturas, só que meus cabelos ficaram bem curtos e como não me adaptei a eles tão curtos, comecei a escovar( pra ver se crescem mais rápido, nem sei se isso tem logica), mas não coloquei nenhum tipo de química,então eles estão naturais, só que escovo com o secador e tal... minha duvida é, será que posso fazer o permanente afro?, percebi que meu cachinhos naturais que eram bem fechadinhos ficaram mais abertos depois que voltei a escovar e algumas partes perderam totalmente os cachos, sei que fiz besteira em voltar a escova-los, e agora quero muito ter meus cabelos cacheados mas não quero ter que cortar de novo, desde já agradeço,abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketty eu vou bem sim, obrigada. Então linda, realmente o calor costuma danificar os fios sim, vc tb usa prancha para finalizar ou só a escova?
      O Calor ele retira a umidade dos fios, vc usa algum produto para proteção antes de fazer a escovação?
      Como vc já retirou toda a quimica, o ideal agora é fazer um tratamento com hidratação, nutrição e uma reconstrução a cada 15 dias, por um mês para recuperar a saúde dos fios. Como nutrição(alimentar os fios) acho bacana o Dream cream da lola, hidratação você pode usar um daqueles potes de 1K tipo ceramidas ou outro que vc goste, que é só para repor a água dos fios. E uma máscara boa contendo queratina e aminoácidos para reconstrução. Esse tratamento vai ajudar a recuper os cachinhos e fortifica´-los, porém terá que dá um tempo na escova.
      O que ajuda no crescimento são massagens capilares e um cronograma capilar(hidratação uma vez na semana), nutrição(uma vez na semana) e reconstrução a cada 15 dias. Sempre quando fizer o cronograma, faça massagens capilares para hidratar a pele do couro cabeludo e estimular o crescimento.
      Após isso vá até um salão para fazer o teste de mechas, para verificar se os seus cabelos podem fazer o permanente. Aliás vc não disse se seus cabelos são afros ou não.
      Beijos

      Excluir
  53. Amei seu blog Preta .
    Uso hennê desde pequena e gostaria de saber quanto tempo é recomendado minha trânsição para o permanente afro?

    ResponderExcluir
  54. Olá preta
    é possível fazer permanente afro sem usar a loção onduladora?

    Ela pode ser substituída?

    Por o quê?

    me ajuda por favor!

    agradeço antecipado pela resposta.
    Beijo! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane. Qual permanente vc vai usar, de qual marca? Eu uso niely e não uso loção onduladora, alguns permanente afros não precisam, mas tem outros permanentes, principalmente os americanos e alguns afros mais caros usado por profissionais que a loção onduladora é insdispensável e não tem como realizar o permanente sem a loção. Volte para me dizer qual permanente vc vai usar. Beijos

      Excluir
  55. Ola então como saber se poso dar permanete afro no meu cabelo pois estou usando o ativador de cachos da afro hair e gostaria muito de uma ajuda sua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor tem uma postagem aqui onde dou algumas orientações sobre o permanente afro. Vc pode verificar na aba acima, tem todas as postagens sobre permanente afro do blog.

      Excluir
  56. olá bom dia!!
    Preta, antes relaxava o cabelo com o alisante o lisa hair, já faz 3 anos que não utilizo nenhuma química, estou querendo fazer o permanente gostaria de saber qual o melhor produto para esse procedimento.
    Obrigado.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não tenho como afirmar a você concretamente qual o melhor produto para seu cabelo, visto que existem vários produtos no mercado que são muito bons para alguns e não tão bons para outros. O que posso dizer que existem produtos mais caros e mais baratos, importados ou nacional e que para saber o resultado exato somente o teste de mechas pode dizer concretamente. Os mais conhecidos são soft sheen, afro nature e niely, esses são os mais usados. O que não recomendo são onduladus e avlon.

      Excluir
  57. oi Preta boa tarde. Seu cabelo ficou otimo. O meu cabelo precisa de outro permanente e esta com a raiz SUPER CRESPA e ressecado, e ainda por cima , quando fica seco ele começa a quebrar e cair, e esta caindo muito. quanto mais ele fica crespo mais ele cai. Preciso amaciar a raiz. O que eu faço agora.. me ajude, me fale se devo fazer o permanente. Ja tem mais de 5 meses que nao faço, fiz em janeiro. to com a raiz muito seca e voltada, ta horrivel. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Martinha eu refaço meu permanente a cada 3 ou 4 meses de acordo com o crescimento da raiz. Voce deve fazer reconstrução com queratina para parar essa quebra imediatamente, não pode fazer permanente com o cabelo quebrando e seco. VocÊ segue o cronograma direitinho(hidratar/nutrir e reconstruir)? Compre um produto semi profissional para fazer a reconstrução, ou então compre uma queratina liquida, tem de várias marcas no mercado, embelleze, max, etc. Siga as instruções, vc pode tb por um pouco de queratina liquida dentro de se creme de hidratação preferido. Faça com urgência. E lembre se que para refazer o permanente vc só passa o produto na raiz e o que entra em contato com as pontas já vem enfraquecido com a água como eu mostrei no video. Bjs

      Excluir
  58. Olá há mais de 10 anos sempre usei permanente soft sheen, de um ano para cá resolvi usar trança e cortei o cabelo com química. Dentro deste período o cabelo cresceu e por conta de uma festa, resolvi mudar a aplicar a química. Procurei uma profissional e disse que fazia permanente americano, por fim meu cabelo ficou como o afro e não gostei. Lembro que a química que ela usava era de aparência rosada e ela não esticou, até questionei mas ela afirmou que o procedimento correto era aquele. Gostaria de saber como e em quanto tempo posso realizar outro procedimento que resulte o que quero, como o permanente americano. Sou de Niterói, sabe me indicar um salão ou profissional?
    Agora não sei o fazer em curto espaço de tempo para ir à festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um penteado. Bota uma make bacana e pronto. Tem q dar um espaço de tempo para o cabelo crescer agora e fazer teste.

      Excluir
  59. Bom dia, eu faço uso do relaxamento a base de cálcio... Estou a 4 meses se fazer nada, se eu fizer e permanente afro vai pegar bem...o meu cabelo parece como 4c.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 a 7 meses de espera. Cortar a parte que tem o cálcio. E teste de mechas pra saber se vai pegar ou quebrar. E tratar dos fios ate la.

      Excluir
  60. Ola me chamo marcia ja fiz o permanente afro a algums anos mas minha cabelerreira aposentou e fiquei sem fazer e optei pelo relaxamento da salon layne gostaria de saber se tem alguem aqui em são paulo que faz este permanente ou è so no rio?

    ResponderExcluir
  61. Preta eu fiz o permanente pode pentear o cabelo normalmente?

    ResponderExcluir
  62. Ola ,Meu nome é nety .moro em Araruama onde e o salão que vc faz o seu cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço meu cabelo em casa com o niely afro há 3 anos.

      Excluir
  63. Olá!! Preta meu nome é Priscila adorei seus comentários,VC já fez nesse salão q VC indica?

    ResponderExcluir
  64. Olá!! Preta meu nome é Priscila adorei seus comentários,VC já fez nesse salão q VC indica?

    ResponderExcluir
  65. Meu cabelo é uma mistura do tipo 3c e o 4a, ele possui cachos mas fica parecendo uma esponja quando penteia e só cacheia por dentro. Fica tipo uma camada esponjosa e dentro cacheado. O problema também é se eu fazer fitagem, ficam amostra os cortes errados do cabelo e pareço uma louca. Como eu disse no outro post, vou fazer o permanente afro, porque ele pode crescer, já que tem alguns fios maiores e outros de 3 cm (maldito corte) e posso esconder até ter um tamanho legal e eu cortar direitinho.

    ResponderExcluir
  66. Sabe aonde acho pra comprar soft Sheen? Obrigada amei o post😊

    ResponderExcluir
  67. Bom dia preta
    Vc esta de parabéns pela sua postagem. Gostaria de tirar uma dúvida com vc.
    Estou a sete meses sem química, eu fazia o cabelo no BN no início ele ficava com os cachinhos, de um tempo p cá ele começou a perder forma, sendo que meu cabelo e tipo 4a e 4b, Gostaria de saber se meu cabelo vai ficar bom com permanente afro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Seu tipo de cabelo forma cachos naturais, esse alisamento que está acontecendo é devido o mau uso do SR pela colaboradora. Pra fazer permanente mesmo estando 7 meses sem usar relax, você vai ter que cortar a parte da quimica do beleza. Está realmente disposta a recomeçar? Para saber se vai ficar bom somente um teste de mechas mesmo. Bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)