09/06/2013

Permanente Afro para cabelos que não definem com Relaxamento


Olá meninas, tenho recebido perguntas no meu email de dúvidas sobre as diferenças do relaxamento para o permanente Afro.

Vou explicar brevemente para quem é recomendado o relaxamento e para quem é recomendado o permanente Afro.O Permanente Afro é recomendado para cabelos do tipo 4B e 4C que não formam cachos naturais, esse tipo de cabelo cresce em forma de zigue zague, e o relaxamento não é capaz de formar cachos nem definir os fios. Muito pelo contrário se o relaxamento for mal feito, os cabelos correm sério risco de ficar estirados e alisados e perder o pouco que sua definição natural em forma de zigue-zague que ele já possui. Tem outros que parecem uma esponjinha e tb não definem só com relaxantes.



Tabela de cabelos cacheados e crespos
Na tabela os cabelos que respondem melhor com relaxamento são os 3a, 3b,3c e 4a e tem forte tendência a ficarem bonitos, cacheados e com ótimos resultados(se feitos com atenção por um profissional qualificado),mas isso não quer dizer que esses cabelos não possam fazer o permanente Afro. Mas sim que respondem bem a um relaxamento bem feito.

Já os dois últimos 4b e 4c se forem esticado a tendência é ficar em forma de Z que é o famoso zigue-zague, portanto não forma cachos, os fios ficam frizados, e ao contrário do que muitos imaginem o cabelo do tipo 4c não é o mais forte, ele é um cabelo frágil, um cabelo com pouco brilho, com tendência a ser muito seco por isso requer muitos cuidados diários, muita atenção na escolha dos cremes e hidratações.

Cabelos cacheados e crespos tem tendência a ser porosos, e as pessoas que tem esses tipos de cabelos são as que mais gostam de quimicas, tinturas e tonalizantes, o que torna o fio mais poroso. 

O relaxamento é recomendado para cabelos que já tem tendência ao cacheado  e que já possuem cachos naturais e só querem dar um soltada neles ou abaixar/controlar o volume e para cabelos até o 4a.

Portanto se você não tem cachos e se você não tem tendência ao cacheado, o relaxamento não vai fazer milagres.

Veja a foto dos meus cabelos quando comecei a tratar no beleza natural e compare com a foto dos cabelos com permanente afro. Meus cabelos são os do tipo 4c.


Nas duas fotos(abaixo) estou com os cabelos já secos, e nas duas fotos estou com frizz mas olhem bem a diferença, o máximo que meu cabelo ficava no beleza natural fazendo relaxamento era um frizado ondulado quase esticado e só ficou frizado "definido" depois de bastante tratamento(meses, anos).

Não estou fazendo campanha contra o relaxamento, só estou mostrando que tem cabelos que nunca vai ficar cacheados com o relaxamento e apenas perdem volume e abaixam a raiz e só, e mesmo que passe quilos e quilos de creme ativador de cachos nunca terão cachos. Esse é o meu caso.


Vejam a foto depois de 2 anos de tratamento com Hidróxido de cálcio


Foto depois de 2 meses de tratamento com Permanente Afro

Estou muito feliz de ter esperado 6 meses que é o tempo minimo para fazer a troca de quimica, no inicio fiquei chateada por ter de cortar para recomeçar do zero, mas cabelos crescem e os resultados são imensamente melhores.
E não canso de dizer para hidratarem bastante e investirem num cronograma capilar adaptado para as necessidades dos seus cabelos.

Como qualquer outra quimica que muda a estrutura dos fios, o permanente Afro tb resseca, enfraquece os fios. Os cuidados devem ser diários, assim quando eu tratava com hidróxido eu gastava horrores para conseguir hidratar e mesmo assim meus cabelos continuavam secos e ressecados, cheguei a voltar no salão com apenas 45 dias para relaxar novamente.  Nos meus fios o hidróxido de cálcio com o tempo se tornou super agressivo, a ponto de eu ter cortado várias vezes para conseguir me livrar do ressecamento e na ilusão que iria formar cachos. 

Não estou desanimando ninguém pois tem cabelos lindissimos que são tratados com hidróxidos, mas cabelos que já tem tendência ao cacheado, os que mostrei na tabela acima.

Infelizmente tem fios que são tão sensíveis que não suportam o processo do permanente Afro, por isso é necessário uma avaliação prévia com um profissional especializado, fuja dos curiosos. Faça sempre com quem já tem experiência com permanente Afro e cabelos crespos e cacheados.

Beijos e participem do Grupo "Eu amo Permanente Afro".

66 comentários:

  1. Amei o tópico. Muito explicativo.
    Show de bola!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post super explicativo! Confesso que não sabia ate então a diferença e classificação dos crespos, parabéns. Um xeru da Rose!

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Bem explicadinho, mas confesso que vou precisar de ajuda. Eu achava que meu cabelo era 3C, agora não tenho mais tanta certeza. Quando eu tinhas meus 16 anos usei Permanente afro e meu cabelo não cacheou, aos 18 parti pro relaxamento. 12 anos de BN, mas.... a qualidade não era mais a mesma. To em busca da química perfeita, kkkkk.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Eu já usei permanente a muitos anos atras, e ele deixa o cabelo bem mais bonito do que com relaxamento, e o seu está ótimo.

    Beijos mulher antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  5. Já fiz permanente americano = afro, da soft sheen e amei, ficou cacheado , parecia natural.Mas não acertei com outra profissional . Depois fui no beleza natural e detestei ficou tão feio que outra cliente me aconselhou a pedir o dinheiro de volta,nunca mais . Para o meu cabelo só tioglicolato. Afro com bigudinhos mais largos fica lindo!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa seu resultado, foi muito bom, seu cachos ficaram lindos! Parabéns
    www.adoraveisvicios.com

    ResponderExcluir
  7. Preta quando eu alisava o cabelo fiquei com um receio enorme de ter que cortá-los para voltar ao natural. Mas minha cabeleireira me disse que poderia hidratar bem e fazer o permanente. Foi um sucesso! No começo claro o cabelo ressecou bastante parecia que nem água conseguia penetrar rss .. estou usando o cabelo assim tem 2 meses e pretendo mais para frente retocar o cabelo de novo para ver se dá mais cachos! Enfim, estou apaixonada pelo meu novo ou melhor, me ex cabelo que não dei oportunidade de conviver!

    ResponderExcluir
  8. preta, show viu, queria que meus cabelos fossem assim lindos como os seus :/

    http://meus18anos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá preta!!
    O que eles usam no B natural é hidróxido de cálcio?
    Estou querendo fazer permanente afro ,não estou satisfeita com meus cabelo.

    Me falaram que é guanidina que eles usam.
    Estou procurando um bom salão para fazer permanente afro,se souber de algum me avise ok.
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é hidróxido de cálcio, mas não poderá fazer o permanente antes de esperar os 6 meses e fazer um teste no salão especializado. Aqui no Rj tem salões especializados muito bons. Bjs

      Excluir
  10. Oii Preta, meu nome é Bia,e meu cabelo é do tipo 4a e gostaria de saber por que quando eu faço relaxamento o meu cabelo fica liso com leve ondulação em vez de ficar com cachos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, pode estar acontecendo duas coisas. Primeira, podem estar passando o relaxamento do modo errado, deixando tempo demais ou sendo mal manipulado. Segundo, talvez o produto que vc use não seja apropriado para seu tipo de cabelo.

      Excluir
  11. Olá Preta!VC é do rio?
    Tem alum salão aqui que vc indica para fazer o permanente afro ou o americano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia aqui no Rj o mais popular e conhecido é o Sou muito+cachos em Bangu.
      da Roseli Nascimento, ela tem página no face e vc pode ver os resultados, bjs

      Excluir
    2. \Sim ,ja ouvi falar desse mas vc conhece algum outro em Niterói ou São Gonçalo?

      Excluir
    3. Flavia não tenho certeza, mas acho que no centro de sao gonçalo tem a oficina da beleza Rua Coronel Rodrigues 422 sala 703 - CENTRO
      2605-0521 e tem a AMANDA COIFFEUR na Rua Dona Clara 366 - CENTRO
      36051014- 98809190 e em Niterói tem a MONICA CARNEIRO HAIR CLUB Rua Miguel de Frias, 172 /Loja 23 - ICARAÍ
      2625-7295 / 7723-2509

      Excluir
  12. Preta vc conhece algum outro salão em Niterói ou São gonçalo?

    ResponderExcluir
  13. Preta eu já cortei o meu e já vai fazer uma ano que parei de alisar só nas pontas que ainda tem um resto de química e queria um creme que soltasse mais meus cachos e diminui-se o volume

    ResponderExcluir
  14. Olá bom dia,
    Gostaria de saber se existe algum produto no mercado compatível com o produto usado no superelaxamento do Beleza Natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. O produto do Bn tem coo principio ativo o hidróxido de cálcio. Nas prateleiras para passar você mesma sinceramente não indico nenhum, mas tem outro salão que faz relaxamento com hidróxido que é a Elis gomes em madureira, que já foi funcionária do Bn e abriu seu próprio salão e está fazendo sucesso, acho que vale a pena vc ficar um tempo sem fazer e ir lá fazer o teste de mechas. Bjs

      Excluir
  15. Oi, gostaria de saber o nome do salão que você fez, pois moro no RJ e estou atras de um salão confiável.

    ResponderExcluir
  16. Anny nesse post eu havia feito o cabelo em casa sozinha, usando niely.

    ResponderExcluir
  17. Ola, faço uso da plastica capilar da marca cadiveu. Estou querendo muito voltar ao meu cabelo natural.. E para isso queria permanentar a parte que esta lisa por causa da plastica capilar, é a base de acido, sera que posso fazer! me diz se é compativel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella sinto dizer que não é compatível, o ideal seria cortar a parte alisada e deixar o cabelo crescer naturalmente. A substância Ácido Acético tem a tendência de afinar os fios, causando esfarelamento do mesmo. Bjs

      Excluir
  18. Oi...apliquei permanente a 3 meses e agora penso em fazer relaxamento ou desfrisamento, pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fazer relaxamento com qual produto? O mesmo do permanente?

      Excluir
  19. No comeco do mes de outubro fui ao BN no RJ mas tive uma grande decepcao meus cabelos ficaram um horror os cachos nao definiram pois meu cabelo e do tipo 4c, nao sei mais o que fazer gostaria de ter os cachos definidos, nao sei se vou aguentar ficar mais 6 meses sem passar quimica, fiquei um ano sem passar quimica para enfim passar o super relaxante do BN e no fim nao ficou bom.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite.
    Tem 9 meses que não passo] nada no meu cabelo , gostaria de fazer permanente afro.
    Você conhece algum salão no RIO de Janeiro que faça e é bom, moro em Marechal Hermes

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um muito conhecido que é o Sou muito mais cachos no caçadão de Bangu.

      Excluir
  21. Olá Preta,tenho uma menina de 10 anos que em junho de 2012 ela fez um permanente afro por ter muito volume nos cabelos. ficou muito lindo.Minha dúvida é que vi no fantastico falarem sobre o formol que mesmo não constanto no rótulo pode ter.Sei que ela usou RELAXAMENTO TIOGLICOLATO S/ BIOGUDINS OU BIOGUCLINS, gostaria que tu me informasse a respeito deste produto e se é adequado para a idade dela.Ocabelo dela embaraça muito e tem muito volume,caso isto não seja adequado me orienta por favor o que devo fazer.dia 30 ela fará a Primeira Comunhão e quer arrumar o cabelo. Minha filha é do coração e por isso não tenho muita experiencia com cabelos afro.estou aprendendo lidando com o dela. Gostaria de saber também se tens algum salão de confiança aqui em PortoAlegre- RS que possas me indicar. grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, o tioglicolato não possui formol, nem o relaxamento a base de hidróxido, o que possui formol são as escovas alisadoras, que as empresas para mascararem o formol, o substitui por ácido glioxilico o qual quando entra em ctt com o calor se transformar em formol. Bom, quanto a idade das crianças, geralmente a idade padrão para tratar os fios é a partir dos 12 anos. Já pensou em fazer twists ou dedoliss no cabelo dela para ver como fica para a primeira comunhão? No you tube tem vários videos ensinando. Bjs

      Excluir
  22. Estou a 4 meses sem fazer progressiva e pretendo completar os 6 meses (ou mais) pra fazer um permanente afro. Mas a minha raiz tá muito grande e muito dura. Você conhece algum relaxamento que seja compatível com o princípio ativo doermanente afro da soft sheen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o softsheen é americano, mas o principio ativo é o tioglicolato de amônia, os permanentes tem esse mesmo principio ativo, sendo que para mudar de um pra outro terá que esperar

      Excluir
  23. Muito obrigada por responder! E obrigada por todas as dicas que você posta. Adoro o seu blog. Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  24. Oi se possível você poderia me tirar algumas dúvidas? Meu cabelo é naturalmente cacheado mais sem definição além de ser muito seco e volumoso, por isso sempre recorri a progressiva, mas o efeito liso nunca durava muito além de deixar meu cabelo muito frágil e quebradiço. Por isso resolvi voltar a ter cabelo cacheado a última vez que fiz progressiva foi a cerca de 2 anos.
    Como meus cachos nunca tiveram definição tenho vontade de fazer permanente afro, a cerca de 1 ano enquanto conversava com uma cabeleireira sobre minha vontade de voltar a ter cachos e meu problema de ter muito volume na raiz ela me convenceu a fazer relaxamento apenas na raiz e metade do cabelo para abaixar o volume e depois procurar um salão que fizesse permanente e pedir para que fizessem do meio do cabelo para as pontas para assim conseguir os cachos. Alguns meses depois encontrei um salão que faz permanente e a cabeleireira me informou que o permanente não pode ser feito em cabelo com qualquer tipo de química, por isso deveria esperar toda a progressiva e o relaxamento sair do cabelo.
    Estou a cerca de 1 ano cortando meu cabelo regularmente e lavando ele quase todos os dias com shampoo anti-resíduos e hidratando. Mas a raiz e o topo do meu cabelo está extremamente seco e embaraçado, no meio está um pouco liso e nas pontas está cacheado.
    Embora tenha vontade de fazer permanente tenho medo que meu cabelo ainda tenha um pouco de química, e pesquisando na internet vi muitas matérias e relatos de pessoas aconselhando a não fazer permanente, pois deixa o cabelo seco e frisado e demora muito para sair do cabelo.
    Minhas dúvidas por tanto são se é aconselhado fazer permanente e se ele realmente deixa o cabelo seco, e fora o permanente quais outras alternativas eu posso procurar para ter o cabelo cacheado.
    À espera de resposta obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: não se usa shampoo anti residuos todos os dias, esse é o principal motivo do seu cabelo estar super seco, ele deve ser usado de vez em quando, tipo de 15 em 15, pois ele abre as escamas do cabelo, tirando tudo mesmo, até seus nutrientes.
      Segundo: para fazer o permanente é necessário fazer o teste de mechas para verificar se os cabelos vão enrolar e se vão ficar elásticos e quebradiços.
      E finalmente devo dizer que qualquer quimica, sendo relaxamento, permanente afro, alisamento podem danificar, quebrar ou ressacar os fios, por isso é aconselhável os fios estarem tratados e fortes para realizar qualquer procedimento, e sempre fazendo o teste de mechas antes.
      Se vc já estar há um ano sem fazer quimica, pode ir até uma PROFISSIONAL QUALIFICADA para fazer o teste do permanente afro, ela vai verificar a situação dos seus fios e o melhor procedimento a ser feito. Te desejo sorte linda. Beijos

      Excluir
  25. Muito obrigada pela resposta Preta, andei pensando melhor e como meu cabelo já é cacheado acho que não vou fazer permanente pois não quero me tornar "dependente de química nenhuma", também parei de usar anti- resíduos e estou investindo em produtos que hidratem. Mais uma vez obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  26. Oi Preta, fui escrava de progressiva por um ano e tive um big corte químico, passei 8 meses se usar nada de química depois cortei tudo e coloquei um Mega, de lá pra cá já se passaram dois com o Mega , clareando de leve com tinta e relaxando com amônia a cada 3 meses. Acabei de fazer minha manutenção à vinte dias e a frente do cabelo não cacheia nem rezando e eu queria passar só o ondulador na frente é possível isso ou é loucura?? rsrsrs me ajuda;! Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna minha linda, te aconselho a esperar mais um pouco para que seu cabelo não tenha quebra por excesso de quimica.bjs

      Excluir
  27. Regina de São Gonçaloquinta-feira, dezembro 19, 2013

    Boa noite Preta. To repetindo a msg pois li q vc ñ responde a anônimos.
    Sou ex-BN de 10 anos seguidos e parei de ir lá pq meu cabelo começou a cair muito e quebrar. Lá ñ me davam explicação pra isso, e então resolvi sair. Queria usar o permanente q uma amiga usa, q disseram pra ela que é da L'Oreal. Já to há 05 meses sem usar química. Só tenho feito escova (secador) e prancha a cada 10 dias. Será q já posso tentar o permanente ??? Adorei seu blog. Bjs. Regina de São Gonçalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, vc pode estar fazendo o teste para verificar se o cabelo vai aguentar a quimica nova e provavelmente terá que aparar as pontinhas que ficaram estiradas. Vá até uma profissional de permanente e faça o teste de mechas. Bj

      Excluir
  28. Ola Preta.
    Fiz permanente a 15 dias...mas fui a praia e mesmo fazenfo umectacao com manteiga de karite para proteger os cabelis a frente fo meu cabelo oerdeu a definição fos cachos, o wue não acontecia. Voce tem alguma dica para redefinir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça hidratação e reconstrução a cada 15 dias e use um bom ativador de cachos. Bjs

      Excluir
  29. Boa noite,muito lindo seu blog esta de parabens.So tirando uma duvida o seu cabelo ficou melhor depois q vc passou a fazer o permanente afro ne,to perguntando pq to querendo ir no BN mas to em duvida ainda mais que aqui na minha cidade nao tem. Ai to em duvida so faco um esforco pra ir la ou se faco o permanente afro na minha cidade mesmo.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Adriana, você terá que avaliar o que é melhor para seus fios, segundo o resultado de ambos. Por exemplo: o beleza natural reage melhor em cabelos que já tem tendência a cachear, então o produto solta os cachos, diminuindo um pouco do volume, estimulando as ondas naturais que o próprio cabelo já possui. Isso significa que um cabelo que tem tendência a ser frizado não vai cachear nunca com o produto do beleza natural, esse foi meu caso, pois meu cabelo cresce frizado. O permanente afro é uma quimica completamente diferente, ela é mais forte e agride mais os fios, recomendado para cabelos que não cacheam com o relaxamento, então os bigudis e a loção ativadora ou neutralizante(depende de cada produto) ajuda a formar as ondas e cachos, então os cachos são formados de maneira mecanica. Para mim foi ótimo pq obtive o resultado que eu queria. Bjs

      Excluir
    2. Muito obrigada preta,adorei a dica agora deu pra mim entender melhor vou seguir seu conselho vou ver o q vai ser melhor pra mim. Muito obrigada pela sua atencao continua assim que Deus te abencoe ricamente tudo de bom.bjs

      Excluir
  30. Olá Preta! Usei entrelaçamento durante anos, me cansei e fui em busca de ter um cabelo natural, encontrei uma pessoa especializada em cabelo afro na minha cidade que me indicou a linha Afro Nature, Sempre fui preguiçosa para cuidar de meus cabelos, então no começo não deu muito certo, meu cabelo quebrava muito.. Atualmente continuo usando Afro Nature a base de tioglicolato, mas não utilizo bigudins, Meu cabelo é o 4 C e sonho com cachos, tenho um ritual todo fim de semana. Durante o mês faço umectação com óleo de côco uma vez por mês, reconstrução com Rigen, intercalo com a máscara da Reparação 5 química Loreal Elseve, e a linha de shampoo e condicionador da Loreal hidra max colágeno e reparação 5 também o solar, tenho notado melhoras em meu cabelo, mas como faço escova uma vez por semana, mesmo assim tenho tido quebra, pouca mas tenho. Quero muiiito ter cachos definidos e deixar de ser escrava do secador e da chapinha, caso eu use os bigudins, acreditas que eu chegue em minha meta? PS: faz 1 ano que utilizo o tioglicolato. Please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguir cachos atraves do permanente afro, o principal é usar os bigudis, que é o que vai formar cachos nos cabelos, eu sempre uso os de número 1 pq gosto de cachos mais fechados, já que com o tempo eles vão abrindo. Beijos

      Excluir
    2. vc pode usar o afro nature com os bigudis. Dar uma olhada nesse site aqui e veja como fica os cabelos com o afro nature utilizando os bigudis: http://cabeloearteju.blogspot.com.br/2012/08/produtos-afro-nature.html

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas, dei uma olhada no site e já tive uma ideia de como pode ficar meus cachos, mas acho melhor dar uma esperada para pegar comprimento porque dá uma encolhida. Sem palavras, seu trabalho é show....Obrigada por nortear sonhos! Bjo

      Excluir
  31. Boa noite preta,deixa eu te perguntar o que e umectacao serve pra que e o que se usa pra fazer.bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana tem um post no blog sobre isso:
      Minha Umectações

      Excluir
    2. Acabei de ler agora e entendi muito bem explicado vc esta de parabens,muito obrigada querida.bjus

      Excluir
  32. Аfter lookiոg at a number oof the Ьlog articles on yoyr web site, I seriously
    like your way of blogging. I saved as a favorite it too my bookmark site list and will be checkіng ack in
    the near future. Taake a look at my website too
    and let mme kոow your opinion.

    Heгe is mу page; High Risk Personal Loan Lenders

    ResponderExcluir
  33. preta amei seu blog, vc fez eu entender o por que que meu cabelo não cacheia, j´usei permanente afro quando tinha 14 anos até os 17, passei a fazer relaxamento,mas o resultado não é o mesmo.já tinha pensado em voltar agora tenho certeza. espero encontrar o endereço que vc deixou.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neide que bom que vocês gostou da postagem, fico muito feliz. bjs

      Excluir
  34. oi preta td bem ?
    eu uso a mt tempo a progressiva no meu cabelo, porem a raiz do meu cabelo é ondulada, por um tempo usei o relaxamento da salonlaine com guanidina, de tanto usar meu cabelo acabou ficando esticado, antes ainda tinha bastante cachos no meu cabelo, e eu gostaria de voltar a ter esses cachos, mais deixar o cabelo voltar a ser natural demora mt tempo, então pensei na ideia de fazer o permanente afro no meu cabelo pra ter cachos novamente. É possivel ter cachos de novo mesmo com mts quimicas e tintura no cabelo fazendo o permanente afro ?

    ResponderExcluir
  35. ola Carla...
    eu sou uma pessoa que gosto cuidar eu mesma do meu cabelo...
    e agora gostaria que me explicasse passo a passo como usar o permanente afro pra quem tem o tipo de cabelo 4C, como é o meu caso pra ter cachos bem definidos.

    Aguardo a tua resposta...

    Elsa Castigo

    ResponderExcluir
  36. Parabéns Preta pelo seu post. Sou cabeleireira e tudo que você disse sobre o permanente afro foi perfeito. Visite meu blog e conheça nossos trabalhos de permanente um abraço e Sucesso. Cássia http://iporinche.blogspot.com.br/2014/01/viva-os-cachos-permanente-afro-retorno.html

    ResponderExcluir
  37. Agora entendi pq meu cabelo não faz cachos com hidróxido de sódio muito obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser que enrole com o hidróxido de cálcio Edy. beijos

      Excluir
  38. Agora entendi pq meu cabelo não faz cachos com hidróxido de sódio muito obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir

PLEASE WHEN YOU DO A COMMENT, LET YOU NAME. THANKS AND WELCOME!

Seu comentário é muito importante!! ATENÇÃO A PARTIR DO DIA 20/08/13 NÃO ESTAREI MAIS RESPONDENDO PERGUNTAS DE ANÔNIMOS, ENTÃO POR FAVOR DEIXE SEU NOME NA PERGUNTA. EXISTE A OPÇÃO NOME/URL( coloque pelo menos o nome)

******Atenção críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.*******

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
onselectstart='return false'