Porosidade alta tem tratamento! Pode crer. - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Porosidade alta tem tratamento! Pode crer.

Cabelos com porosidade alta podem ser tão bonitos quanto um com porosidade normal . Basta ser persistente e usar produtos que seus cabelos precisam para controle e diminuição da abertura das cutículas.
Pois é meninas tá na hora de correr atrás do prejuízo.
Foto do fio de cabelo com porosidade Alta
Assustador não acha?

Saibam que anos de danos não vão ser recuperados em 1 dia, ok? Então vamos combinar que não existe milagres e sim TRATAMENTO. Aquela ampolinha mágica que vai melhorar a textura dos seus fios em alguns minutos vai te ajudar por um tempo, mas é necessário uma dieta capilar, um plano de recuperação que vai te servir para sua vida toda. Ué você quer ter cabelos bonitos sem esforço???  Quer entrar na farmácia  e escolher qualquer coisa sem ler o rótulo, depois vai fazer queixa com o fabricante?? Escolhe o que teu cabelo precisa, ai senão der certo vc se queixa, reclama, berra, faz passeata com cartaz, mas com razão de ser.

CARACTERÍSTICAS DO FIO


Alta porosidade pode ser tanto uma propriedade inerente do cabelo ou o resultado de dano de processamento químico, o tratamento rugoso ou danos ambientais. Cabelo de alta porosidade tem lacunas e buracos na cutícula(vide foto), que permitem a entrada de muita umidade em seu cabelo e o deixa propenso a frizz e emaranhamento em clima úmido.
Mesmo atos simples, como tomar banho, nadar e lavar pode causar danos e quebra devido à enorme quantidade de umidade que o cabelo altamente poroso absorve.

O cabelo altamente poroso tem tb a tendência de perder a umidade facilmente, sendo importante o uso de leave in, condicionantes, hidratantes e produtos selantes, lembrando que os selantes só devem ser usados após os cabelos estarem hidratados e reconstruídos, pois se você selar os fios com o interior danificado, seus cabelos irão quebrar.
Estes produtos irão ajudar o seu cabelo segurar a umidade que você está dando a ele. Você pode até utilizar as manteigas vegetais para ajudar a preencher as lacunas das  cutículas danificadas, além de proteger o cabelo de perder umidade.

LEMBRANDO QUE A ALTA POROSIDADE TEM UM FORTE RELACIONAMENTO COM  PROCESSOS QUÍMICOS 
CABELO EXTREMAMENTE POROSO = (CABELOS COM QUÍMICAS EM GERAL, RESSECADOS, DANIFICADOS PELO SOL, VENTO , ETC...CABELOS NESTE ESTADO ABSORVEM LÍQUIDO E UMIDADE QUASE QUE INSTANTANEAMENTE. MAS PERDEM LÍQUIDO E UMIDADE MUITO RAPIDAMENTE TAMBÉM. NESTE CASO A MAIOR PARTE OU TODO O CÓRTEX ESTÁ DANIFICADO E AS CUTÍCULAS SE ENCONTRAM EXTREMAMENTE ABERTAS.

COMO TRATAR

Algumas pessoas após hidratarem seus cachos e  lavarem, costumam enxaguar seus cabelos com vinagre de maça para selação temporária dos fios e assim permitir que o cabelos segure a umidade dentro dele. Já fiz algumas vezes, mas parei, pois não gosto de utilizar componentes que não sejam especificamente criados para uso capilar.

As manteigas vegetais são ótimas aliadas para recuperação do fio, muitas meninas costumam utilizar no creme de hidratação ou até mesmo in natura. Ainda não utilizei essas manteigas in natura, mas se eu comprar postarei aqui os resultados em meus cabelos.
Blogueiras como a Sônia do Blog Cabelo Afro-Aprendendo a Cuidar fez uma resenha sobre algumas manteigas, vale a pena dar uma conferida.

manteiga de karité 


manteiga de cupuaçu

Procure nos rótulos dos produtos por esses componentes

Procurar não utilizar óleo de oliva(pois ele não recupera, a função dele é dar aquela encerada nos fios), utilize os óleos de macadâmia(protege e recupera), óleo de abacate, extratos de aveia e gérmem de trigo, vitamina A e E, colágeno e elastina


Menina(o)s estou iniciando um canal no youtube(Clique Aqui), e ficarei muito feliz em ver vocês inscrita(o)s lá para me apoiarem, o canal é uma complementação do Blog da Preta. Aguardo a todos lá. 
Beijos.

9 comentários:

  1. Quando relaxava o cabelo eu chegava a ficar irritada pois tratava meu cabelo e não conseguia me livrar da alta porosidade. Atualmente, estou com duas texturas e percebo que a parte alisada melhorou muito depois que comecei a usar produtos naturais como mel, óleos e manteigas.

    Obrigada por indicar a postagem do blog "Cabelo-afro".

    Bjus flor
    http://cabelo-afro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha porosidade tb melhorou bastante Sônia. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Preta, muito obrigada por me responder no outro post sobre alongamento! eu tomei coragem e tirei o mega no outro dia! Meu cabelo coitado, está muito danificado!! será porosidade? nem forma cachos só quando está na hidratação, quando tira... parece palha! Obrigada por alertar sobre o azeite de oliva, tinha usado ele hoje rs seu blog é ótimo continue assim! :D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza esta poroso e bem danificado. Tenha paciencia e vá cuidando dele. Seja sempre bem vinda aqui no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  5. E não é que eu uso óleo de oliva? ahaha. Nas partes normais se dá super bem mas na porosa nunca fez efeito.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito esclarecedor, a materia sobre porosidade obrigada.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito e vou seguir as dicas e mehlorar minha aparencia

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se os cremes que tem em sua composição o silicone, o tutano, a ceramidas, se eles são boas opções para o cabelo que tem alta porosidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tutano é nutritivo para o fio, e a ceramidas e o silicone auxiliam na selagem, mas eles mais encapam do que recuperam. Aposte nas manteigas vegetais como macadâmia, produtos com vitamina A e E, produtos que contenham elastina.

      Excluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)