2 de set de 2016

Meu Big Chop após 4 meses de transição capilar


Olá pessoal tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem.
Bom, após 4 meses de transição eu não aguentei mais esperar e fiz o Big Chop, para quem não sabe o que isso significa, eu explico, é cortar toda a parte quimicada e ficar natural.
Eu considerei que ficar tanto tempo em transição seria um gasto de tempo e dinheiro, e como essa não foi minha primeira transição, eu já estava meio saturada de esperar tanto tempo para o cabelo crescer e assim poder cortar num comprimento razoável.
Então decidi que já era hora.
Hora de ver meu cabelo crespo sem química, de conhecê-lo, tocá-lo, sentir a verdadeira textura, observar o seu crescimento natural. Essa sensação eu expliquei nesse video Aqui

É certo que, se você não se sente preparada, por favor não faça o BC. porque é um momento de reflexão, muitas coisas passam pela cabeça e se você tiver com medo ou tem algum receio, o meu conselho é que você continue na transição até ter um comprimento que não te traumatize.
Aconselho a fazer texturização, tranças, etc e aguardar com paciência.

Após o Big Chop(grande corte), o meu cabelo ficou sem definição nenhuma, não tinha nenhum cacho, nenhuma ondulação, nada. É um baque, pois quando meu irmão passou a máquina para acabar de retirar as pontas quimicados com o permanente afro(tioglicolato), o cabelo natural estava mega, ultra ressecado. Eu senti uma dor no coração quando passei a mão na aspereza. Confesso que internamente cheguei a pedir desculpas para meu cabelo, por nunca ter cuidado da textura dele natural.
Video do Big Chop.

Mas eu já tinha pesquisado sobre tudo isso, já sabia que ia ficar áspero e sem forma após o big chop, mas nada que hidratação e um bocado de paciência não resolva depois. Lógico que o cronograma não será o mesmo que um cabelo quimicado, ele vai precisar de mais hidratação e nutrição com óleos e manteigas.

Bom menina(o)s hoje se inicia uma nova fase capilar, não apenas capilar, mas uma caminhada de resistência e aceitação, pois o cabelo tipo 4 sofre muito pré-conceito e também preconceito, o que não deveria acontecer.

Eu sempre fui uma quimicada desde que me conheço por gente e nunca antes nessa vida me imaginei com os cabelos naturais.

E eu tinha ciência que ficar natural é uma decisão muito intima e pessoal, e que dificilmente eu ficaria natural por alguma influência externa.
Até que um belo dia, o inesperado aconteceu, eu me senti cansada de fazer química e já não me sentia mais à vontade(logo eu que amava esse mundo quimicado), e comecei a sentir que já era hora de parar com a química, uma vontade que nem eu mesma entendia, mas que crescia dia após dia como uma plantinha querendo ser regada.

Com os cabelos já curtinhos eu comecei a toca-los, senti-los calmamente, como se fosse um reencontro comigo mesma, e percebi que algumas partes talvez nunca formassem cachos, porém só o tempo e de acordo com os crescimento e as hidratações é que realmente saberei se ficará definido.

Mas o aceitarei de qualquer forma, afinal  eu nesses anos nunca tinha me dado oportunidade de cuidar deles como eles realmente são.

Estou muito grata por esse desejo de ficar natural ter florescido dentro de mim.

Hoje eu quero me apresentar a vocês: Preta, prazer. Sejam bem vindos a minha nova fase capilar.
Esse branco  na frente é creme de pentear kk

Estou ansiosa para meu bebê(cabelo) começar a crescer. Ele é tão pequeno mas já o amo tanto.
Beijos e até a próxima postagem.
Acompanhem meu instagram: @pretaafrohair






15 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigada, ainda to me acostumando com o cabelo curtinho. Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pela coragem! Estou em transição ha oito meses e muito feliz por ter chegado ate aqui. So vou esperar um pouco mais de coragem para fazer o BC. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anônimo, espera até se sentir preparada(o). Beijos

      Excluir
  3. Olá, menina te achei mega corajosa e decidida. Meu cabelo é diferente do seu e acompanho seu blog por que gostod e você. Fui lendo e entrando em pânico até que... Cheguei a última foto! Relaxei na hora. Você é linda! Seu novo cabelo vai ser cuidado e vai amar. Enquanto está curtinho use e abuse dos brincões, acho super lindo.
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br
    Ps: Tem sorteio no canal
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs imagino como se sentiu, o big chop não é algo fácil de se ver e não de fazer, eu mesma quando assistia no youtube outras blogueiras cortando, me dava uma certa aflição e expectativa. Obrigada. Bjs

      Excluir
  4. Oi. Muita coragem! Ficou legal . Vc tem o rosto fino,combina com corte curto. Minha filha só conseguiu cortar depois de um ano e meio. Curto muito o seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Ola! Parabens pela coragem, estou em transição a 7 meses e esperando um pouco mais de coragem para fazer o bc, tenho uma duvida, meu cabelo quebrou muito e tenho bastante aqueles cabelinhos novos na frente, o que me incomoda bastante, com vcs que estão na transição tbm aconteceu o msm? E como eu fasso para minimizar? As dicas sao bem vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, eu não passei por isso porque resolvi cortar logo dessa vez, mas cabelo quebradiço e sem vida é falta de nutrição e hidratação. Já pensou em fazer um cronograma capilar pra te ajudar nessa caminhada? Pois ele vai ajudar a evitar que seu cabelo fique quebrando, faça 2 reconstruções por mês a cada 15 dias para o cabelo que ainda tem química não quebrar.

      Excluir
    2. Oi Amanda. Estou fazendo transição ha três meses e me incomoda muito esses cabelinhos novos, mas eu minimizo a aparência passando uma boa quantidade de creme de pentear, escovando com uma escova de cerdas iguais à da escova de dente, passando gel de seguida, e voltando a escovar enquanto seco com ar frio do secador. Eu mantenho então ele sempre preso mas ajuda muito porque assim eu fico sem aquele volumão do cabelo natural, e os cabelinhos da frente ficam com uma aparência bem mais lisa.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Obrigada, eu fasso cronograma capilar desde que decidi entrar na transição, acho que a quimica deixou meu cabelo muito fraco, ta sendo dificil o processo de transição mas, pretendo em breve fazer meu bc, so tenho medo de não gostar dos meus cachos apos o corte pois, nem lembro como eram antes dos alisamentos, adorei seu blog parabens.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, vc tem traços finos ficou muito bem com o cabelo curto,fiz o meu bc há 8 meses,,e posso dizer que é libertador. Parabéns linda

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, vc tem traços finos ficou muito bem com o cabelo curto,fiz o meu bc há 8 meses,,e posso dizer que é libertador. Parabéns linda

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados. Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta
Seu comentário é muito importante!! Então peço que deixe seu nome/url
(identifique-se)

******Atenção críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.*******
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;


Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
onselectstart='return false'