5 de jan de 2016

O perigo de usar óleo de ricino e óleo de coco juntos na umectação


Olá pessoal tudo bem?
Hoje quero relatar minha experiência ao misturar o óleo de coco vegetal com óleo de ricino vegetal nas umectações.
Ontem tive a infeliz ideia de fazer uma umectação noturna, e sempre que eu faço eu foco em apenas um óleo vegetal ou um tipo de manteiga vegetal. Até ai tudo bem, porém ontem eu passei óleo de coco nos fios e senti aquela sensação de maciez muito boa que ele deixa nos meus cabelos, mas olhei para o óleo de ricino e pensei: poxa quanto tempo não uso para umectação noturna, por que não usar um pouco? Pronto, comecei a passar o óleo de ricino por cima e sentindo a maciez aumentando. Pus a touca de cetim e fui dormir.


De manha acordo e decido lavar os cabelos, afinal tinha posto dois óleos juntos né, mas ao tirar a touca de cetim senti que algo estava errado. Os fios estavam muito finos, ao lavar percebi uma quantidade maior de fios arrebentando nas minhas mãos. Na hora de pentear então que me assustei, muitos fios arrebentando, os cabelos estavam mega finos, porém muito macios e hidratados, mas finos demais e infelizmente toda aquela força que deveria ter, a junção dos dois óleos causou fragilidade através de sua finura.

Amanhã irei fazer uma reconstrução para reverter o quadro.
Cuidado menina(o)s ao utilizar mistura de óleos para umectação.

Um pouco sobre esses dois óleos

O óleo de coco, tem uma pecularidade de penetrar nos fios dos cabelos, enquanto os outros óleos só hidratam a superficie do fio, ele suaviza os cabelos secos, ajuda a fechar as escamas dos fios, ideal para cabelos com porosidade, é antioxidante, ajuda na nutrição capilar, ajuda a melhorar as pontas duplas. Existe também mais uma pecularidade do óleo de coco que é o de funcionar associado com outros óleos. Por esse motivo não vi problemas em usa-lo junto com o óleo de ricino.

O óleo de ricino é bem espesso, super ideal para usar em cabelos mega ressecados e secos, auxiliando no fortalecimento ele é o queridinho das crespas americanas, adoram usa-lo nas pontas antes de por o leave in, costumo usar muito desse modo, pois minhas pontinhas sofrem de ressecamento e usando um pouco dele nos fios antes do leave eu consigo ter ótimos resultados deixando as pontas livres de ressecamento.
Aqui no Brasil ele é amado por auxiliar no crescimento em massagens circulares. E existem espalhados pela internet muitos desafios de crescimento com óleo de ricino. Lembro que ele é um poderoso aliado contra a quebra, selador de cuticulas, doador de hidratação e excelente estimulante da circulação do couro cabeludo.

A junção desses dois oleos vegetais nos meus crespos deu um resultado de hidratação intensa, cabelos mega maleáveis e FINOS. Todo mundo sabe que cabelo crespo fino demais é um prato cheio para quebra. E foi esse o resultado que tive ao juntar esse dois poderosos óleos vegetais: cabelos super macios, finos e frágeis.

Amanhã vou reconstruir com queratina liquida e creme para reconstrução. Creio que uma só já resolva o problema, pois está em estágio inicial.  Como já tinha posto o creme de pentear eu decidi não reconstruir hoje, preciso enrijecer e engrossar esses fios com queratina amanhã sem falta.
Beijos





17 comentários:

  1. Aconteceu isso comigo também. Mas nao sabia que era por causa da junção dos óleos. Agora vou tomar mais cuidado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa mto obrigada pela dica, estava pensando em juntar os 2 hoje, mas como meu cabelo já é fino, desisto rsrs até porque estou dando mto certo alternando cada semana um! :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa mto obrigada pela dica! Estava pensando em juntar os 2 hj, mas como meu cabelo é mto fino, desisto, estou dando mto certo alternando óleo de rícino, vinagre de maçã diluído e óleo de coco, cada semana um :)

    ResponderExcluir
  4. Olá passei óleo de rícino só no couro cabeludo e o óleo de coco no comprimento meus cabelos não ficou fino vc pode me explicar como vc fez a umectacao nos seus cabelos bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz exatamente assim como vc,antes eu fazia só com o óleo de coco, dessa vez fiz os dois e aconteceu comigo.Meu cabelo caiu muito,fiquei desesperada. Mas logo pensei q pudesse ser pela mistura q aprendi em um video no YouTube com a @juliadoorman e mais escrevi pra ela pedindo ajuda se ela sabia se podia caudar algum problema a mistura ela nunca me respondeu, não estava nem ai lra mim. Ela ensina mas se não der certo a gente q se lasque sozinha.

      Excluir
    2. A Julia no video diz APENAS 2 HORAS e refere para não deixar actuar mais do que duas horas. Você indica aqui que fez uma humentaçao noturna, logo passou mais de 2 horas com os 2 oleos juntos no cabelo, dai a elasticidade em excesso que o seu cabelo obteve.

      Excluir
    3. eu ja mandei perguntas para a juliadoorman ela tb nunca me responde .

      Excluir
  5. O meu cabelo também aconteceu isso só que ele ficou mt elástico e quebradiço , passei Glicopan pet nele para reconstruir e parece que ficou mais danificado ainda , oque fazer ? Estou desesperada , o meu cabelo é virgem bem fino , eu uso mt chapinha e secador , n sei oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz reconstrução com queratina no salao. Meus fios tbm ficarão finos

      Excluir
  6. Eu li que vc passa o óleo de ricinio na raiz e o de Coco no comprimento do cabelo mas não juntar os dois.

    ResponderExcluir
  7. Bom saber tava pensando em fazer isso hoje mas como meu cabelo ja ta fino vou usar so oleo de coco mesmo e na outra semana o de ricino.

    ResponderExcluir
  8. Meninas eu uso os dois e nunca tive nenhum problema. Pelo contrario, minhas pontas duplas e o frizz melhoraram muito. Mas assim eu faço a minha umectação diferete. Primeiro eu nao vou dormir com os produtos no cabelo, eu deixo umas 2 , 3 horas agindo. E eu misturo os numa tijela em propoçoes iguais ( meço pela tampa mesmo) e eu não passo na raiz, ja o que o meu objetivo é fazer a umectação e não o crescimento dos fios.

    ResponderExcluir
  9. Meninas eu uso os dois e nunca tive nenhum problema. Pelo contrario, minhas pontas duplas e o frizz melhoraram muito. Mas assim eu faço a minha umectação diferete. Primeiro eu nao vou dormir com os produtos no cabelo, eu deixo umas 2 , 3 horas agindo. E eu misturo os numa tijela em propoçoes iguais ( meço pela tampa mesmo) e eu não passo na raiz, ja o que o meu objetivo é fazer a umectação e não o crescimento dos fios.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia ja tem 2 semana que faço a umectacao com o óleo de rícino e o óleo de coco uso os dois óleos junto passo na raiz do cabelo faço a massagem com os dedos e depois passo no comprimento dos fios deixo 2 hrs e lavo normal com shampo resultado cabelos forte macio e brilhante super recomendo valendo lembra eu não coloco touca de alumínio não abafo a cabeça com nada fica lindo faço uma ves por semana

    ResponderExcluir
  11. estava a procura e achei, pois eu usava o oleo de coco a muito tempo, e a um pouco mais de um mes atras comecei a usar o oleo ricino, até usei os dois ao mesmo tempo e aconteceu de começar a sair chumaços de cabelo na hora de lavar, estranhei chegou a ficar mais curto, acho que exagerei no uso do ricino pois passava ele puro na raiz e fiquei encantada, só q agora cabelo tá fininho e criando muito nó. valeu as dicas. Chego a conclusão que não se deve exagerar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris eu nunca mais usei os dois juntos após meus cabelos afinarem, e embora leio aqui comentários de pessoas recomendando o uso, eu continuo não recomendando a mistura. Beijos

      Excluir

Todos os comentários são moderados. Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta
Seu comentário é muito importante!! Então peço que deixe seu nome/url
(identifique-se)

******Atenção críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.*******
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;


Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
onselectstart='return false'