Como Fazer o Permanente Afro completo: Dicas, cuidados e como manter - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Como Fazer o Permanente Afro completo: Dicas, cuidados e como manter

O PERMANENTE AFRO E O CABELO CACHEADO

Como tratar os cabelos com permanente afro


O Permanente Afro é um procedimento químico que consegue dar forma aos cabelos, sendo capaz de tornar-lo  com ondas bem definidas sem ter a necessidade de ficar horas amassando os fios na frente do espelho, poupando a pessoa de usar vários truques de finalização para ter os cachos definidos.

Alguns cuidados são necessários para manter seus cabelos com permanente afro sempre saudáveis.
Uma delas é fazer um cronograma capilar, dividindo as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução durante o mês. O Cronograma ajuda muito em qualquer tipo de cabelo, seja qual for a química que você use.


Outro cuidado muito importante é a cerca de descolorações, afinal, quem não quer ter um cabelo com as cores da moda?
O importante para quem faz permanente e quer descolorir, é que os fios precisam estar fortes, sem sinais de ressecamento e quebras. Pois o permanente afro, é uma química com um procedimento mais trabalhoso e demorado, isso significa que a química fica muito mais tempo agindo nos cabelos, do que um relaxante comum. É por esta razão que só indico que a descoloração seja feita por pessoas especializadas em cabelos afros e muito competentes, pessoas responsáveis que saibam diagnosticar a saúde dos cabelos químicados, que irão lhe dizer se seu cabelo pode ou não passar por um procedimento químico de transformação como a  descoloração.

Se o cabelo quimicado com permanente afro estiver apto para descolorir, você não deve relaxar nos cuidados jamais. Pois um cabelo quimicado e descolorido vai precisar de mais hidratação e reconstrução devido a perda da água e da massa. Fique firme e não esmoreça nos tratamentos.

O uso de pentes e escovas


Pente e escovas ótimas para cabelos crespos naturais ou quimicados


O uso constante de pentes e escovas deve ser evitado se o objetivo é manter a definição por mais tempo.
O uso de pentes e escovas para desembaraçar após o permanente afro, é indispensável quando for fazer hidratação/nutrição/reconstrução pois é necessário desembaraçar os fios para evitar que fiquem embolados, e desse modo o creme de tratamento será espalhado de modo uniforme sobre os fios. Portanto senão for fazer nenhuma etapa de tratamento semanal, evite o uso do pente e escova e use os dedos para desembaraçar no dia-a-dia.

A escolha do bigudin


Tipos de bigudin para o permanente afro

Eu particularmente sempre gostei de usar o numero 1. 
Primeiro porque o meu cabelo eu não tenho o costume de deixar crescer muito abaixo dos ombros, eu sempre acabo cortando, e segundo porque prefiro os cachinhos mais fechadinhos, pois eu acredito que resista mais ao peso da água e dure mais.
Mas para cabelos longos eu aconselho usar bigudis maiores, pois fica mais estiloso e natural.
Para cabelos até o ombro e um pouco abaixo dos ombros, minha opinião é que continue no bigudi n.1
Porém essa escolha vai do gosto de cada um, tem pessoas que gostam de cachos mais largos.
Mas tenho que dizer uma coisa, cabelos que são dificeis de definir tem mais probabilidade de definir com um bigudin mais fino do quem com os mais largos.
Se for fazer seu primeiro permanente no salão, a profissional saberá o tamanho de bigudi utilizar para seu tipo de cabelo após o teste de mechas.
Eu quando fazia no salão, a cabeleireira sempre preferiu utilizar o n.1. Lembro que certa vez no dia que voltei para retoque, ela estava de licença maternidade, e quem fez meu cabelo foi um rapaz que reclamou que o cacho do meu cabelo estava muito pequeno e estreito e que iria fazer com o bigudin n.2 para ficar mais largo e natural. Resultado: ficou ondulado e eu detestei.

Eu ainda prefito o bigudin tradicional com elásticos, acho que o cabelo fica mais definido e o fio mais preso. Embora eu também uso do circular, ainda prefiro os tradicionais.

Quanto tempo dura o Permanente Afro
Depende de como foi feito, do crescimento, da manutenção e do tipo de cabelo.

  • Um cabelo bem trabalhado com permanente afro e com uma raiz bem crespa
Se esse cabelo tiver um bom crescimento, logo nos primeiros 30 dias já aparece a diferença entre a raiz e o cabelo processado. Mas você não deve repetir o permanente antes de 90 dias. Continue cuidando dos fios e do couro cabeludo para manter seus cabelos saudáveis e sem danos.

O Permamente afro bem realizado pode durar até 4 meses em um cabelo crespo. porém em cabelos que sejam do tipo 3C/4A, já ouvi relatos de até 6 meses de duração, isso porque a raiz não se diferencia muito do permanente. E algumas pessoas acabam por fazer o permanente apenas 1x a cada 6 meses.

Quem pode fazer o Permanente Afro?

Pessoas com os cabelos crespos e sem forma são o público principal e quem mais procura o permanente afro.
Porém há também outro tipo de público: Pessoas que tem os cabelos ondulados e desejam ter definição. O maior erro dessas pessoas é querer relaxar os fios com tioglicolato, quando na realidade a loção onduladora já seria o suficiente. Outro erro é não realizar o teste de mechas.

O cabelo para fazer o permanente afro deve estar saudável, de preferência natural e se tiver química incompatível deve se esperar de 6 a 7 meses para realizar o teste e de preferência cortar a parte com química anterior. Há salões que não fazem o procedimento em cabelos com quimica anterior sem antes fazer o corte, principalmente quimica incompatível como o hidróxido de cálcio, sódio, guanidina ou henê.

Se a química anterior for o tioglicolato é mais fácil e as chances de não ter que fazer um corte são grandes.

E mais uma coisa permanente Afro sem bigudin não é permanente, se você foi ni salão e disseram para vc que fizeram permanente afro e você não viu colocarem o bigudin, saiba que fizeram RELAXAMENTO e nao PERMANENTE AFRO.

Saiba mais nas postagens abaixo sobre Permanente Afro

COMO EU FAÇO EM CASA (VIDEO)








Beijos.

4 comentários:

  1. Preta, meu cabelo é cacheado tipo 3 A/B/C e está virgem. Quero somente alinhar melhor o cabelo, reduzir frizz, evitar que ele embole muito e encolha quando seco. Não quero fazer o permanente completo pois ele praticamente alisa pra depois ondular. Queria uma química mais leve.
    Não tenho problema com a raíz, por sinal acho que agora ela tá ficando bem baixa e o volume tá pra baixo. Queria só melhorar o cumprimento mesmo.
    Posso usar só loção onduladora sem fazer bigudins? Tem que usar a loção neutralizante depois? Comprei a loção onduladora e quero fazer um teste de mecha pra analisar qual o ponto que eu quero, se vou conseguir com a onduladora. Não comprei a neutralizante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem. Sim mesmo usando só a loção é preciso neutralizar , pois a loção possui tioglicolato na composição.
      Se seu cabelo já é cacheado pq você não faz somente um relaxamento leve a base de hidróxido de cálcio que é menos agressivo do que o tioglicolato?

      Excluir
  2. Oi Preta, meu cabelo é natural. Estou pensando em aplicar tioglicolato para soltar os cachos e facitar na hora de finalizar, já que meus cachos são bem pequenos e enroscadinhos. Não quero alterar minha textura. Pretendo aplicar o produto com as mãos, sem usar pente e não enluvar, apenas ir aplicando com cuidado mecha a mecha, esperar o tempo de açao, depois neutralizar. Pela sua experiência, vc acredita que eu possa ter um bom resultado fazendo desta maneira? Gostaria de sugestões de produtos também. Pensei inicialmente em usar amaci hair, solto e natural. Agradeço pelas dicas do seu blog. Percebo que vc tem bastante vivência no uso deste tipo de química e tem obtido resultados incríveis no uso doméstico. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi me perdoa a demora em responder, estou voltando a atualizar o blog.
      Então pela foto seu cabelo não parece afro crespo, parece um fio mais fino e delicado, não sei se o tioglicolato seria o melhor pra vc, pois poderia fragilizar e causar quebra. Procure algo menos agressivo, tem produtos botox que soltam os cachos naturais e não alisam, mas para isso vc precisa procurar pessoas profissionais e qualificadas que vão saber o tempo que o produto deve agir e quanto de produto deve ficar nos fios. O botox sabendo aplicar não alisa os fios, apenas solta os cachos, mas é preciso saber trabalhar com ele, e tb tem várias marcas que atendem a cada tipo de cabelo. Acho mais adequado do que correr o risco de ter a estrutura modificada para sempre.Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)