Meu Cabelo natural 4B/C e meus desabafos.( Parte 1) - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Meu Cabelo natural 4B/C e meus desabafos.( Parte 1)


Depois do big chop

Olá pessoal, tudo bem? Bora falar sobre o cabelo natural e desabafar um pouco.

Nossa o tempo passa rápido né, foi em 2 de setembro de 2016 que fiz meu BC.
Cabelo natural, transição capilar
E agora já passado vários conflitos, quero relatar um pouco sobre o que passei e meus sentimentos. Mas vou fazer isso sem ordem cronológica correta. Vou relatar fatos, acontecimentos e sentimentos de modo aleatório.

Bom, fazer o BC depois de tantos anos usando permanente afro, foi realmente um ato muito grande de coragem. No inicio dá um medinho, mas as expectativas futuras eram tão grandes que me enchi de coragem e cortei, gente aqui no blog tem toda essa saga sobre isso. Mas após o BC descobri que meu cabelo não era totalmente 4C, ele é um cabelo misturado com 4B. Isso explica porque quando eu ficava 4 meses sem fazer o permanente afro, o meu cabelo crescia enrolado de tal forma que quase se igualava com o permanente.
Ficar com o cabelo todo natural e super curto(passei a máquina 3), foi quebrar barreiras na sociedade, pois as pessoas me olhavam estranho em todos os lugares(todos mesmo). As vezes me sentia um pássaro fora do ninho, no condomínio onde eu morava, eu só via as meninas de progressiva com os cabelos esvoaçantes. Só via as meninas dos Blacks poderosos na night e mesmo assim quando amanhecia o encanto acabava, o carro virava abóbora e no onibus indo para o trabalho somente meninas alisadas. Eu era sempre o centro das atençoes com meu cabelinho curtinho natural cortado na máquina.
Em certos lugares mais chiques as pessoas me olhavam com reprovação. Que mundo estranho esse no qual vivemos, não é mesmo? Ser julgado pelo cabelo. Ai percebemos que o mundo não avançou. A ignorancia continua a mesma, ou até pior, pois estamos no século 21. Ou será que me enganei?

Outra barreira foi a do meu próprio cabelo. Gente o que era acordar de manhã contente, molhar os cabelos, passar o creme, tirar o excesso com a toalha e o branco de creme não saia nunca.
Era aquele efeito caspa que me desesperava, todos os cremes que tinham em casa deixavam meu cabelo branco, todos mesmos! E se eu insistisse na toalha ou no papel toalha, o branco até saia, mas levava os cachinhos juntos também.
Tive que reaprender a passar creme, aprender a passar gel, aprender a molhar.
Até que os crespinhos começaram a crescer, as molinhas se definiram em espiral, e tudo poderia ser perfeito, e eu achava que tinha aprendido a passar creme, mas com o crescimento o creme se entranhava dentro da molinha e não saia de lá por nada nesse mundo.
Acordava de manhã secava meus cabelos, passava meu creme, sacudia bastante os fios e aparentemente após um exame bem minucioso com espelhinhos para olhar a parte de trás, eu saia para o trabalho, mas quando meu marido olhava, tinha creme entranhado dentro do cachinho em espiral, de modo que não saía com a toalha. O jeito era enfrentar a sociedade assim mesmo e sair de casa, no ponto de ônibus eu sempre procurava ficar no sol que era para secar logo os cabelos e aqueles pontos brancos evaporarem. Dava certo, eu já chegava no trabalho com o crespinho super de boa.

Após 4 meses de BC eu comecei a colher os bons frutos de um cabelo hidratado, sem ressecamento, livre de quebras. Um cabelo forte que era só meu e que passou a me presentear com day afters. Passei a molhar só quando hidratava ou nutria. Lógico que nem tudo são flores, mas poder cuidar do meu cabelo sem ter uma quimica foi realmente uma conquista, pois estava pela primeira vez na vida dando a chance dele se mostrar para mim. Era uma troca, uma retribuição a cada hidratação. Ele não exigia muito do meu bolso, aliás exigia muito menos que o permanente afro. De tal forma que só fazia uma reconstrução por mês, isso quando fazia, as vezes nem fazia.

Continua...

Pessoal se alguém quiser mandar um desabafo pro blog, só mandar pelo formulário Clicando Aqui

5 comentários:

  1. Olá preta, frequento BN a alguns ano e o resultado não está me agradando,meu cabelo é 4b/c tem um pouco de cachinhos no BN ficou liso,pensei em fazer permanente mas,vejo que vc desistiu e fiquei com receio.Seu cabelo tava tão bonito,teve algum problema com o uso do permanente?vou entrar em transição p me livrar da química do BN primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tive problema nenhum com o permanente, foi apenas a vontade de ficar natural e conhecer meus cabelos. Quem sabe volto um dia a usar, não estou presa a nenhum tipo de ditadura e me sinto livre ao pode fazer sempre o que me faz me sentir melhor. Permanente no meu cabelo foi a melhor química que já usei e meu cabelo sempre ficou muito bonito com ele. Beijos

      Excluir
  2. oi preta estou em fase de transição dei uma cortada no meu cabelo esta curto, estou conhecendo assumindo porem fico com vergonha d sais d casa pois ninguem nunca mim viram assim d cabelo mais curtinho ainda mais depois que meu sobrinho falou k ficou feio to muito triste sei que bobeira minha,agora estou cuidando mais do meu cabelo hidratando nutrindo toda semana vai ficar lindo to sonhando ele bem black nga... vc é linda e a sua historia esta mim dando muita força obrigado pelos seus desabafos

    ResponderExcluir
  3. I think this is one of the most significant information for me. And i’m glad reading your article. But should remark on some general things, The web site style is perfect, the articles is really great : D. Good job, cheers melhor hospedagem de site

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)