Como venci a queda capilar por Estresse - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Como venci a queda capilar por Estresse


Olá pessoal tudo bem? Vamos bater um papo?
Vamos falar sobre queda capilar pois ninguém está livre disso, quem não passou, infelizmente um dia corre o risco de passar.

Não importa sua posição na sociedade, todos estão fadados ao estresse, não importa o sexo.

Apesar de todo tratamento, cronograma, dicas e cuidados que dou no blog, eu também tenho minhas fases ruins, afinal quem nunca foi pego de surpresa com alguma situação na vida na qual não conseguimos controlar as emoções?

Às vezes somos traídos por nós mesmos e só percebemos a gravidade da situação quando nossos cabelos começam a cair, principalmente nós mulheres, e não vou citar  cor, nem raça.

O estresse é a causa de muitas doenças, capaz de causar  de uma simples azia a alopecia, e até uma doença mais grave.

Quando me dei conta que meus cabelos não paravam de cair, a primeira coisa que vem na mente é: foi a química! Mas eu tinha convicção que não tinha sido, pois já tive quedas causadas pela química, eu me lembro bem como é, há 18 anos atrás eu usei um alisante de nome "Origem", nem sei se existe ainda nas prateleiras. No inicio ficou lindo, mas depois de uma semana meus cabelos quebravam sem parar, meus cabelos estavam no ombro, era uma época que eu alisava, mas resolvi experimentar esse creme alisante, e me dei muito mal. Fiquei com os cabelos na altura da orelha, e pareciam que tinham sido mastigados. Foi horrível.

Mas na queda por estresse, eu tinha feito o cabelo há 1 mês e somente depois começou a soltar da raiz, e caia tanto que eu tinha quase certeza que iria ficar careca. O cabelo soltava por inteiro, às vezes com aquela pontinha branca e outras vezes sem o ponto branco. Diferente da queda por alisamento, que havia vários pontos brancos no meio do cabelo, sinal que as fibras foram severamente danificadas, literalmente destruídas.

Logo pensei numa dermatite seborreica, que é uma inflamação caracterizada pela presença dessas escamas esbranquiçadas, muito comum de aparecer no couro cabeludo. E está relacionado a problemas causado por estresse e problemas hormonais.

Fazendo meus exames ginecológicos periódicos, em uma conversa franca com minha ginecologista, ela disse que poderia ser estresse, que também estava passando por problemas muito complexos que a estava fazendo perder muitos fios de cabelos. Conversamos sobre saúde, sobre a vida, situações do cotidiano e como nosso corpo reage às emoções. E quem já trabalhou ou trabalha com atendimento de Seguros Automóveis em empresa referenciada, sabe muito bem do que estou falando no quesito emoções. Nunca encontrei ambiente mais estressante do que Sac de Seguros Auto, e era justamente nessa época que eu andava com os nervos à flor da Pele. E meu cabelo caindo.

Chegamos à conclusão que se eu não relaxasse, não haveria tratamento no mundo que funcionasse para minha queda e que futuramente outros problemas piores viriam.

Eu gastei dinheiro, eu comprei produto caro (que nunca foi a intenção do Blog da Preta), eu fiz fórmulas que pareciam milagrosas, melhorei a alimentação, tomei vitaminas e nada. Meu cabelo caia como se não houvesse amanhã. E eu só pedia a Deus pra não ficar careca, para deixar pelo menos uma quantidade que eu pudesse prender. Lembrando que queda por estresse é diferente de queda por processos químicos.

Até que um belo dia encontrei no You Tube os benefícios da meditação, que ela pode transformar vidas, e que não é necessário seguir alguma religião.. Era uma meditação para curar os males causados pelas emoções e situação cotidianas que causam estresse.
Era muito simples, era apenas fechar os olhos e imaginar o que o narrador falava, e através dos nossos pensamentos nos transportamos para um lugar de muito verde, cachoeiras, um local de tranquilidade, e ficamos ali parado contemplando toda aquela beleza que Deus fez. Então nos imaginamos entrando naquela cachoeira e as águas que caem na nossa cabeça, vai limpando todos os problemas do dia-a-dia. E finalmente quando você abre os olhos, sente-se muito leve.

Além de meditar todos os dias, eu resolvi transformar em realidade o contato com a natureza, com o mar, com o verde, estar mais próximo desses lugares maravilhosos que Deus fez no mundo.

E assim curei minha queda por estresse capilar. E não guardo mais os problemas.

A queda foi parando, menos cabelo nas escovas, menos cabelo soltando na hora da lavagem e um belo dia ela parou.

Aprendi a não dar bola para as coisas que me fazem mal, porque quando pensamos nessas coisas o dia todo, quando damos a ela a nossa força de pensamento, os problemas viram uma bola de neve e o estresse fica mais forte.

Hoje confesso que medito menos, e faço mais trilhas, e não há estresse que sobreviva a uma boa caminhada que te desafie a romper seus limites.

Vença a queda capilar causada pelo estresse
Eu na trilha da Pedra Bonita na Gávea RJ

Abraços.

2 comentários:

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)