9 Cuidados para ter um cabelo crespo saudável - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

9 Cuidados para ter um cabelo crespo saudável


Toda crespa quer um cabelo saudável e livre de problemas de quebra e quedas e muitas se dedicam para isso. E seguem uma rotina intensa de cronograma capilar, fazem tabelas com os dias da hidratação, nutrição e reconstrução. Inventam e seguem várias receitinhas milagrosas pela internet, banhos de óleos vegetais, massagens capilares. Porém algumas pessoas mesmo com todo esforço que fazem, não conseguem ter os cabelos dos sonhos.

10 dicas de cuidados para ter um crespo saudável

1 - Troque sua fronha de algodão por uma de cetim



As fronhas de algodão roubam a oleosidade durante o sono, é muito frequente ter a sensação que você dormiu hidratada e acordou com os fios um pouco ressecados. E pior, quem gosta de fios definidos se decepcionam quando suas molinhas acordam desfeitas, mesmo depois de usar aquele creme ou gel caríssimo e ficar um tempão fazendo Twists. Aliás alguém ainda faz twists? Eu fazia muito há alguns anos atrás.
Saiba mais : 
A umidade e oleosidade capilar roubadas pela sua fronha durante o sono


2 - Cabelos crespos naturais não precisam de muita reconstrução.

Como ter um crespo saudável



Cabelos crespos naturais, principalmente aqueles que não passaram por nenhum processo químico de descoloração ( sim, descolorir é química, e dependendo do nível de ressecamento, pode sim modificar a estrutura do cabelo, modificando textura e estirando cachos). Costumam ter mais queratina do que um cabelo processado com tinturas, químicas, descolorações e frequentes chapinhas. E infelizmente por falta de conhecimento, acabam fazendo de duas até 3 reconstruções no mês. O que causa um fio mais rígido e ressecado.

Saiba mais sobre porosidade baixa e não caia no erro do excesso de reconstrução:


Como Tratar cabelos com porosidade Baixa



3 - Tenha uma rotina de tratamento. Não vacile.


Não fazer nenhuma rotina de tratamento achando que por ser natural irá se manter saudável é a armadilha que muitas crespas caiem, principalmente as crespas que trabalham fora, tem filhos, faculdade, etc, uma rotina corrida. Ou que devido ao trabalho são obrigadas a manter o cabelo preso o dia todo e por saírem muito cedo de casa para trabalhar e chegar muito tarde e cansada, não encontram ânimo para cuidar dos fios. E apenas nos fins de semana cuidam dos fios. 
Eu sei que é dificil, eu mesma passei por isso, foi uma fase cansativa da minha vida e só encontrava o fim de semana para cuidar dos fios. Mas tudo que consegui com isso, foi um cabelo ressecado e embaraçado, aliás essa falta de tempo se torna o motivo principal de muitas meninas voltarem para a química. 

Mas atualmente existem uma gama de produtos que podemos usar mesmo após uma rotina cansativa do dia a dia. Como máscaras noturnas, dormir com banhos de óleo vegetais no fios e retirar de manhã cedo antes de sair, sei que é dificil, mas acordar meia hora do costume, pode ajudar a manter seus fios saudáveis. 
O que mais encontramos no mercado atualmente são produtos de tratamento instantâneo que vieram para salvar nossos fios. Chegou em casa, lava os fios, condiciona e passa aquele produto de 3 minutinhos, afinal 3 minutinhos é só o tempo que vc enluva. Você já sai do banho hidratada e nutrida. 
Pense nisso.

4 - Use toalhas de microfibra para secar os fios.


Se não puder ou não quiser uma toalha grande, existem aquelas menores só para cabelo mesmo. Você notará a diferença que essas toalhas fazem nos seus fios, diminuindo consideravelmente o temível frizz. Isto é, se você se incomoda com o frizz. Para quem curte fios mais definidos, vai gostar dos resultados na hora de tirar aquele excesso de água das madeixas.  
Lembrando que secar os fios com toalha de microfibra não somente ajuda no frizz, mas evita a porosidade e a quebra dos fios.
Uma opção super barata e usar aquela camisa de microfibra que vc não usa mais, para secar os fios.


5- Monte seu cronograma




Cabelos saudáveis precisam de rotina capilar. Assim como uma dieta saudável para o corpo segue uma rotina. Cabelos crespos precisam e não devem descuidar. Como já expliquei, mesmo quem está sem tempo, pode optar pelos produtos instantâneos.
Monte seu cronograma com os produtos que você mais gosta.
Se um cronograma pode fazer milagres com um crespo quimicado, imagina o que pode fazer por um crespo natural. Veja os resultados em um crespo quimicado:

Resultados reais do Cronograma Capilar



6- Beba água.


Corpo Hidratado ajuda bastante na hidratação dos fios. Quem não bebe água não pode reclamar de corpo, pele e cabelos sem vida. 

7- Faça exercícios. 




Caminhe, ande de bike, faça trilhas, frequente academia. Existem opções de fazer exercícios em casa, com aparelhos ou assistindo videos no youtube, tem professores muito bons que ensinam passo a passo. 
Agora se você tiver algum problema que não te permita fazer exercícios, faça ao menos caminhadas leves. Nosso corpo é como uma máquina, não fique parado. Exercícios são ótimos para ativar a circulação sanguínea. Eu lembro que na minha vida a fase que meu cabelo mais cresceu foi quando eu fazia exercícios regulares. Recomendo fazer trilhas, para quem curte é claro. Vira e mexe vocês podem me encontrar numa trilha dessas por ai. Adoro.

8- Não se estresse


Crespo saudável e sem queda


Tudo que o estresse faz pelos seus crespinhos é causar queda. Relaxe. Tire um tempo pra você mesma(o), não carregue o mundo todo nas costas.
Saiba mais motivos para quebra e queda de cabelo AQUI

9-  Evite os excessos




Excesso de água, excesso de cremes, excesso de reconstrução, excesso de hidratação, excesso de óleos, excesso de sol, poeiras, excesso de vitaminas, etc.
Evite os excessos, saiba dosar-se em tudo, encontre seu equilíbrio de vida e seja feliz.
E você ai que está lendo, como anda seus crespos? Estão saudáveis?

Beijos e até a próxima, Curta o blog, siga a Preta nas redes sociais.

2 comentários:

  1. Oiee...bom dia...
    Faz tempo que não passo por aqui, mas vi a resenha o bn toda diva e gostei muito, tbm estou usando. Depois de muitoooootempo sem frequentar o bn, retornei para experimentar a proposta do volumais, e para minha surpresa gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que pena que vc não deixou seu nome. Mas estou feliz que tenha me visitado. Volte mais vezes. Eu gosto muito do kit toda diva do Bn, e tenho ouvido falar muito bem do Volumais. Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)