Transição Capilar! Eis a questão..Desabafos - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Transição Capilar! Eis a questão..Desabafos


Olá. Tudo bem? Vou desabafar um pouco sobre meu processo de transição capilar.
Ultimamente venho tendo pensamentos profundos em deixar a química.  
Não é por uma questão política, simbolo de libertação ou algum tipo de dano químico, ou para fazer parte de movimentos. Não, nada disso. 

É uma vontade que vem de dentro, sem ter influência externa.
Eu passo química há tanto tempo, e quem me conhece sabe que não tenho nada contra isso. Ninguém fica menos preto porque está alisada ou cacheada. O preconceito pode atingir qualquer negro(a), independente da forma em que seus cabelos se encontram. Já vi negras com o cabelo liso natural com mistura indigena sofrer preconceito apenas pela cor de pele, e não importa as feições, não importa. Preconceito está ligado diretamente a cor da pele, não importa a condição social. Até ricos conhecidos sofrem preconceito por causa da cor. Olhem na internet as artistas negras que sofrem ataques constantes, não importa suas feições ou tipo de cabelo.

Não acho legal quando o negro se divide por causa de cabelo. Pretas rindo de pretas por causa do cabelo. Garanto que se você é preta e rir da colega na rua por causa de cabelo black, ou desfaz da outra por causa do cabelo alisado. Então melhor sair dessa de militância. 
Lá fora militante é militante independente da forma que estão os cabelos, e pra seu governo a maioria usa laces(perucas) e tem muito orgulho disso. 

Portanto muito cuidado ao rir da colega ou jogar piadas, pois tudo que plantamos aqui de mal ao nosso próximo, pode esperar que virá em dobro, mesmo que se passe anos e você esqueça todo o constrangimento que fez a colega passar. E não pensem que isso é praga, pois não é. Sabe por que? Porque o mundo gira e um dia as maldades e bondades voltam pra gente. Parem de desvalorizar as pessoas porque você se acha superior, porque você NÃO É.

Bom, voltemos a falar sobre o meu cabelo.
O permanente afro me satisfaz, confesso. Deixa meus cabelos do jeitinho que eu gosto.
Mas esse ano tenho imaginado como ficaria meus cabelos sem ele. Como seria ter um fio com porosidade normal, tendo que depender mais do fator água do que a queratina. Isso é muito interessante. O fio natural tem prioridades diferentes do fio quimicado, pois no processo quimico perdemos massa e queratina, isso inclui descolorações( para quem descolori e acha que não tá fazendo quimica).
Acredito que esse gostar que sinto pela química e suas transformações, que tem me atraído a tentar parar a qúimica, saber como seria a reação daquele meu creme preferido, o fato de ter que deixar a agua penetrar primeiro para amolecer o fio que tem um nível normal de queratina.

Outra questão é que com a idade os fios afinam, sim, afinam e mudam um pouco a estrutura que a gente tinha aos 18 e 25 anos. Eu já estava ciente dessa mudança causada pelas transformações internas que o corpo passa através da idade. 
Lembro que minha mãe passava hene e que o cabelo dela quando era nova era um fio muito rigido e resistente à penetração da água, por causa do alto nível de queratina. 
Mas hoje em dia , ela já é uma senhora idosa e não passa mais nada nos cabelos há anos, e os fios mudaram, estão finos e resistentes, porém com o nível de queratina mais baixo por causa da idade. A estrutura do fio dela mudou. Eu venho observando isso há alguns anos. 

Tenho andado pensativa sobre isso. De qualquer forma estou um tempinho sem passar permanente, vou segurar até o final do ano, ai eu decido e comunico a vocês.
Então não seria uma libertação como dizem. Mas consideraria uma experiência que pode valer a pena ou não.
Pessoal se alguém quiser mandar um desabafo pro blog, só mandar pelo formulário Clicando Aqui
Deixa a vida seguir o rumo e vamos andando com as resenhas até lá. Beijos




3 comentários:

  1. Tá, por partes... Sua introdução foi magnífica e como dizem os crentes "É para aplaudir de pé igreja" kkk. Vou acompanhar a sua decisão. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br
    Ps: Agora estou gravando vídeos também, com muita timidez e limitações ainda viu rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você está gravando videos, olha eu também sou muito tímida, e cada video é um desafio, mas é muito legal quando podemos ajudar alguem em alguma dúvida. Quero assistir todos os seus videos, vou seguir seu canal.
      Estou muito inclinada a não fazer mais química, a decisão se torna mais forte a cada dia. Bjs

      Excluir
  2. nem fala, tava com o cabelo enorme e alisei. Se arrependimento matasse. Ficou lindo por um mês, agora estou cheia de buracos T-T tomando coragem pra cortqr tudo de novo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)