Permanente Americano - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

Permanente Americano

Fazendo o Permanente Americano no Salão

Olá flores, hoje venho com novidades para quem acompanha as mudanças capilares do meu cabelo. Como já sabem eu fazia o permanente afro em casa da marca nacional Niely, fiz durante um bom tempo, depois parei pois meus cabelos estavam crescendo rápido e ficando cada vez mais complicado de fazer o passo a passo sozinha. Então comecei a pesquisar profissionais que fazem permanente afro, e para minha tristeza descobri que são muito poucos os salões que ainda fazem a técnica do permanente afro/americano.
E que existem muitos curiosos e poucos profissionais. Já estava decidida a ir a um salão especializado em afro, quando minha amiga Ana Paula Aguiar do Blog Naturalmente Linda, me falou sobre o permanente americano, bom a Ana já trabalha com cabelos e mencionou que no curso assistiu um video do permanente Yantra e acho lindo o resultado, então comecei a pesquisar na net e descobri que ele é bem antigo e foi formulado lá fora e era sucesso nos E.U.A chamado de American Perm  que nasceu nos anos 90 e continua fazendo sucesso até os dias de hoje.  E já passou por muitas reformulações(sempre para melhor), e comecei a pesquisar pessoas especializadas ou algum salão que trabalhassem com ele aqui no RJ.
A diferença dele para o Niely que é mais fraco, é que ele deixa o cabelo bem menos volumoso e com brilho, e a durabilidade é muito superior ao nacional e fica bem soltinho.

A dona do salão me disse que trabalha com o Yantra há mais de 20 anos e que já tinha trabalhado com outras marcas importadas, mas que não trocava o Yantra por nenhuma. Era o que eu precisava ouvir, então me joguei nele sem dúvidas.

Lembrando que para fazer o permanente americano eu fiquei 3 meses sem passar o niely, entrei novamente no cronograma no ultimo mês para fortalecer os fios, pois mesmo sendo o mesmo principio ativo, sempre é bom preparar os cabelos para a mudança de marca. E fiquei 3 dias sem lavar com muito medo que meu couro cabeludo ardesse ou queimasse com a química  Mas querido(a)s eu fiquei maravilhada pois ela trabalhou meus fios com calma e a química não ardeu nem queimou, e olha que meu couro cabeludo é super sensível(lágrimas escorriam dos meus olhos na época que eu fazia cabelo no beleza natural, pois ardia demais o hidróxido).

Então vamos ver como foi esse dia no salão de Beleza

Como o Niely é mais fraco que o americano, e eu fiz bastante hidratação para enfraquecer a química, em 3 meses eu pude realizar o procedimento, e antes de eu ir eu peguei um pente e desembaracei os fios todos, deixei bem esticado,  puxei todo para trás e prendi com elástico, quando soltei ele tava assim nessa foto abaixo.


Relaxamento

Bigudis


Lavagem
 



É necessário fazer reconstrução após o processo de permanente

Resultado

Dia seguinte em casa, lavei e hidratei novamente
  




Ainda tem algumas pontas para cortar, mas fiquei com pena. Pois é depois de um Big Chop em março, eu preciso novamente aprender a praticar o desapego das pontas. Mas uma coisa em tenho em mente: não largo mais esse permanente. Estou amando. E viva os cachos, sejam eles com química ou sem química. O importante é ser feliz da maneira que for possível e sem neuras ;-) .

Beijos e curtam a Preta nas redes sociais

POSTAGEM ATUALIZADA EM 24/08/2014

CONSIDERANDO O PASSAR DO TEMPO, O PERMANENTE AMERICANO REALIZADO NO SALÃO, DEIXOU MEUS CABELOS ENFRAQUECIDOS E JÁ FAZEM ALGUNS MESES QUE VOLTEI A FAZER EM CASA COM O NIELY. 
PORÉM COM A U.T.I CAPILAR CONSEGUI RECUPERAR A VITALIDADE DOS FIOS. LEMBRANDO QUE FOI UMA EXPERIÊNCIA PARTICULAR E NEM TODOS OS CABELOS SÃO IGUAIS.


QUER SABER COMO FAÇO O MEU CABELO EM CASA? Clique Aqui e Assista o passo a passo do meu permanente Afro da Niely e se inscrevam no meu canal no youtube.





81 comentários:

  1. Pretinha, seu cabelo ficou lindo. Eu fiquei impressionada com o cabelo do vídeo e o seu me comprovou mesmo que o Yantra é realmente perfeito. Já estou atenta e assim que possível, vou adquirir dele para trabalhar. Parabéns, cabelo tá lindo, viva os cachinhos.
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga trabalha com ele sim, vale super a pena, te agradeço pela dica. Eu pretendo trabalhar com ele também quando terminar o curso. Bjs

      Excluir
  2. Ficou linda amiga, eu não entendo nada de permanente mas ficou bem soltinho e com os cachinhos tão perfeitinhos, adorei!!

    Bjokas
    Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leca eu adorei tb. A qualidade desse permanente é ótima. Bjs

      Excluir
  3. Amei o resultado!! cachos definidos, nosso sonho de consumo!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei o resultado, no dia seguinte então!!!!
    Lindo, lindo!!!!

    Blog: http://taisoliveirablog.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/user/taiisoliveiira

    ResponderExcluir
  5. Parabens,está lindo!! Eu faço permanente mas no momento estou usando tranças,nao sei uando volto pro permanente,rs. Voce pode falar qqual foi o salão em CG onde vc fez?

    ResponderExcluir
  6. ficou lindo , quero o meu assim tbm. aonde eu acho este salao?!! bjs... Claudia Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Amigo....ficou lindo de viver!
    Amei seu cabelo. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ficou lindo de mais!!
    Estou a 6 meses sem quimica porque quro começar a tratar no Beleza Natural, mas com essa dica desse permanente gostei mais!!
    Morro no interior do RJ, será que é fácil de encontrar salão que trabalha com essa marca? E vc sabe se a Yantra tem linha de manutenção, tipo shampoo, condicionador?

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela , Tem linha de manutenção sim, só que a linha é profissional, não vende em drogarias nem em farmácias, é exclusivo para salão. Realmente eu não sei dizer se é fácil de encontrar, mas a culpa é das próprias cabeleireiras mesmo que não gostam de falar o produto que usam, as vezes até tem uma perto de você, procura saber na Embelleze pois parece que eles trabalham com Yantra.

      Excluir
  9. O resultado ficou ótimo Preta e os cachos bem definidos! Um xeru

    http://www.blogtopodendo.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei o resultado final...valeu a pena,ne
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Preta teu cabelo tá mega lindo!! Cada vez mais estou louca pra fazer o permanente
    Tbm ia no BN mas estou ha 2 meses sem ir.. penso em cortar o cabelo e aguentar mais uns 2 meses e fazer a mecha teste pra ver se posso fazer o permanente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosi se seu cabelo não cacheava no BN, acho que vale a pena esperar e fazer o teste de mecha, pois no próprio teste já dá para saber se os cabelos vão cachear. Não corta o cabelo agora não, fica mais 4 meses sem quimica e vai lá fazer o teste, deixa pra cortar no salão, pq ai se antes disso você quiser prender os cabelos ou fazer twists você terá comprimento. Bjs

      Excluir
    2. Super obrigada pela dica Preta!! Pq pra mim tbm nao vai valer a pena se no teste eu ver que nao vou obter resultado!! Super quero cachos, mas tbm nao quero ficar mais 1 ano e meio com uma química e me frustrar de novo..
      Adoro seus posts e sempre me ajudam bastante.. Essa semana testei xampo, condicionador e creme de massagem da Niely.. adoreii e deixou meu cabelo super macio.. nem precisei de creme pra pentear.. e nem embaraçou ou arrebentou tanto.. só passei o creme depois pra modelar.. (isso nunca tinha acontecido antes)... bjuxx

      Excluir
    3. Que legal Rosi, adorei saber. Beijos

      Excluir
  12. oi,preta sera que muita indiscriçao pergunta quanto ta o permanente neste salao.eu faço em casa mas não fica um cacheado fechadinho nao.to querendo fazer no salao.aguardo sua resposta se puder!obrigado,bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia você tem que ir lá para eles verem e avaliarem seu cabelo, pois é a partir de 90 reais.

      Excluir
  13. UAUUUU, que mara amigaaaa. Amei, seu cabelo ficou baixinho msm, que lindos cachinhos owmmm, tá gata viu, parabéns. Beijim e bom fim de semana :D.

    ResponderExcluir
  14. OI!!
    Ficou ótimo o resultado, muito bom mesmo; Seus cabelos ficaram lindos!
    ótimo FDS!

    ResponderExcluir
  15. Preta to igualzinha a vc, nao consigo nem cortar as pontas, da mo do. Ain eu achei lindo seus cachinhos, ele ta crescendo ne´. que bom! bjus
    www.monikinhaflor.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nooooossa ficou lindo msm!!!!! Os cachos ficaram visivelmente mais largos e brilhantes...Estou impressionada...

    ResponderExcluir
  17. Legal, seu cabelo ficou muito lindo. Gostei muito do resultado<3
    Boa noite, linda.

    ResponderExcluir
  18. Preta,amei ficou lindo bem definido o meu não fica assim bém definido e paguei R$.180,00 e não estou saindo feliz beijocas

    ResponderExcluir
  19. Preta,ficou lindo bém definido eu queria ficar assim rs
    aqui eu não acho um salão que deixe assim ainda pago bém salgadinho R$.180,00 e não saiu feliz.ufa um grande bom final de semana 1-abraço

    ResponderExcluir
  20. Preta que Sucesso esse perma que você no seu cabelo, nem preciso falar que ficou lindo, no começo do ano após ficar um ano sem quimica eu fiz o lunasoft no salão Lunablu, gostei muito e depois não senti mais necessidade de fazer quimica no meu cabelo, mas esse perma deixa um cacho super definido adorei beijos.
    http://www.receitasdebelezaverde.com.br

    ResponderExcluir
  21. você é minha amada... te amo de mais...razão do meu viver...mais e mais linda a cada amanhecer... uma surpresa a cada entardecer... e uma certeza a cada noite que passo com você... certeza que amar você me faze ter ansiedade de um novo amanhecer, para viver mais um dia com você, te amo demais... bjs... seu futuro esposo, Vinício...

    ResponderExcluir
  22. Ola!
    Eu tambem quero fazer permanente afro no meu cabelo,quando voce fazia permanente afro, qual marca voce usava e em qual site eu posso comprar( site confiavel)

    ResponderExcluir
  23. Oi,gostaria de saber o salão que trabalha com esse produto Yantra aqui no RJ moro em campo grande e no momento não estou gostando do meu cabelo.Desde ja agradeço bjs.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, amei seu cabelo, parabéns pelos lindos cachos...este salão fica em Cg mesmo? Poderia me dizer em que bairro? Bjs, obrigada e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  25. Adorei suas postagens...parabéns pelos cachos!!!! Poderia informar onde é o salão em cg? Obrigada, bjs e sucesso!!!! Elaine.

    ResponderExcluir
  26. Preta, seu cabelo realmente ficou lindo...parabéns..

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, meu nome é Sheila sou loira dos cabelos bem lisinhos do tipo que não para nada , gostaria de saber se voce conhece algum cabeleireiro que faça algum tipo de permanente nem que seja para dar um aspecto de frizado no meu cabelo , moro em jundiai estou a procura de um bom profissional para isso acredite se quiser, obrigado grande abraço , aguardo uma resposta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sheila? O permanente para ser realizado dever ser feito um teste se o fio vai aguentar a quimica. O permanente pode ser feito em cabelo liso sim, mas para saber o grau de cacheamento ou frizamento só fazendo o teste de mecha no salão mesmo. Eu moro no RJ, infelizmente não conheço nenhum salão em Jundiai para te indicar. Beijos

      Excluir
  28. Oi Preta.
    Queria saber como seu cabelo está hoje após 2 meses após o permanente.
    Eu estive lá, fiz o teste e meu cabelo cacheia. Lucia me liberou para fazer mas fiquei com receio. Sei que vou ter que cortar o cabelo, mas fiquei com medo que caísse ou quebrasse além da conta.

    ResponderExcluir
  29. Oi Preta.
    Queria saber como seu cabelo está hoje após 2 meses após o permanente.
    Eu estive lá, fiz o teste e meu cabelo cacheia. Lucia me liberou para fazer mas fiquei com receio. Sei que vou ter que cortar o cabelo, mas fiquei com medo que caísse ou quebrasse além da conta.
    Hoje estou com 4 meses sem química, só hidratando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol vou fazer um post sobre isso, aguarde.Beijos linda.

      Excluir
  30. Ola boa tarde,
    Moro no rio de janeiro pode me indicar o salão que você vai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz no Salão Lucia Aguiar em Campo Grande-RJ, a rua é um beco depois da loja caçula, beirando a estação de trem indo para o calçadão

      Excluir
  31. Me passa o endereço e como chegar por favor campo grande é bem mais perto pra mim Meu Email : [email protected]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz no Salão Lucia Aguiar em Campo Grande-RJ, a rua é um beco depois da loja caçula, beirando a estação de trem indo para o calçadão. Não tem como errar.

      Excluir
  32. Luciana Olá preta, seu cabelo ficou lindo..Parabéns...Preta eu alisava meu cabelo com tio, estava muito grande, mas fiz a besteira de fazer uma escova propressiva que derrubou meu cabelo tive que cortar bem baixinho, estou há quatro meses sem fazer, estou pensando em fazer o permanente mas ainda tenho dúvidas porque me dava bem bem com o alisamento, gostaria de saber se á possível fazer escova, nos cabelos com permanente, é claro não sempre, mas de vez em quando. outra pergunto você tem lavar o cabelo todos os dias para ficar cacheados, ou dá pra lavar menos vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, eu faço permanente e quando quero faço escova, depois que lavo o cabelo ele volta ao normal. Não preciso lavar todos os dias, eu lava duas vezes na semana para hidratar e nutrir e recontruir a cada 15 dias. Tem dias que nem molho os cabelos. 4 meses ainda é pouco para vc usar permanente, terá que esperar de 6 a 7 meses para depois fazer o teste de mechas e cortas as pontas que tenham produto anterior incompatível. Beijos

      Excluir
  33. Bom dia!

    Meu nome é Éllen, em u,ma breve pesquisa encontrei seu blog!
    Amei sua postagem, era o incentivo que precisava para decidir que tipo de química poderia fazer pra deixá-lo mais natural e definido.
    Sempre desejei cabelo liso, mas meu cabelo sempre foi fraco.Já fiz relaxamento e progressiva, e não consegui manter.No final das contas tive que cortar toda a quimica e começar do zero.Pra não ficar com pouco comprimento nos cabelos, faço a 2 anos canecalon pra disfarçar.
    Infelismente não tem tantos profissionais especializadas em cabelo afro em minha cidade, porem espero ao menos encontrar algum produto que ofereça um bom resultado, e que eu possa aplicar.
    Qual produto você pode me indicar?

    Abraço!
    (ADOREI SEU BLOG!!)

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!

    Adorei seu blog, principalmente de sua iniciativa de ter um visual mais natural.
    Também quero mudar o meu, depois de muitas tentativas de deixar meu cabelo liso.
    Infelismente em minha cidade, não há tantos profissionais especializados em cabelo afro.Você pode me indicar algum produto que eu possa fazer em casa, que seja mais fácil de encontrar em farmácia ou em lojas de produtos cosméticos?!

    Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. linda eu uso o niely, tem muitas meninas que usam o da embeleze. Te convido a fazer parte do grupo "Eu Amo Permanente Afro" no facebook tem várias dicas e você pode ver o cabelo das meninas que fazem permanente e pesquisar lugares proximos a vc. Bjs

      Excluir
  35. Olá Preta!
    Resolvi eliminar a progressiva dos meus cabelos e da minha vida.
    O que quero saber de você é o seguinte: não consigo encontrar esse produto aqui em Salvador. Por isso escrevo pedindo ajuda de onde comprar o produto. Já procurei em vários sites mas não encontro. Me socorra por favor!

    ResponderExcluir
  36. Oi Denise, que bom que resolver assumir os cachos querida! Nossa não tem nenhum salão que faça em salvador o permanente afro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já procurei e muito por aqui em Salvador mas a resposta é sempre a mesma: não conheço.

      Excluir
    2. Continuo a procura pela internet pelo produto para pedir a um profissional que aplique para mim.

      Excluir
  37. Preta me ajuda faço Afro com a linha NIELY, mas não fica assim bonito como o teu, nem encaracolado podes me dar dicas de produtos, hidratação...Eu sou de Angola e meu nome é Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, então vc usa os bigudis? Pq para cachear ou enrolar não adianta apenas relaxar, tem que relaxar e por os bigudis, eu uso o de n:1 que é aquele menorzinho. Produtos de hidratação tem vários que já usei e fiz resenha aqui no blog, de uma olhadinha. Beijos

      Excluir
  38. - Seu cabelo fica solto?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele fica solto. Mesmo que o creme/leave in deixe os cachos mais durinhos, depois é só soltar com os dedos.

      Excluir
  39. - Precisa ficar retocando no salão de beleza?.

    ResponderExcluir
  40. - Eu queria que ficasse um cacheado aquele magrinho e sem volume mais até agora não fui no beleza natural ou no embelleze!. Tenho medo de ficar aquele cacheado cheio e duro!. O que fazer para ficar magrinho e sem volume?.

    ResponderExcluir
  41. - Todas essas perguntas anônimas aí em cima sem nome sou eu Nikoli. Desculpe e que eu não tenho conta e sei lá como fazer.

    ResponderExcluir
  42. - Sou eu Nikoli. Olha meu cabelo é crespo mais aquele mais ou menos e queria passar no beleza natural ou no embelleze de campo grande. Qual salão e melhor?. Eu queria aquele cacheado soltinho e magrinho sem volume!. Precisa estar com o cabelo totalmente crespo para ele ficar do jeito que eu quero?. Meu cabelo ele clareia sozinho, mesmo eu pintando ele clareia, não é o creme nem nada e genética mesmo ele é castanho e castanho claro puxando para o mel. E eu ouvi dizer que tem que estar sem nenhuma tinta mais será que elas do salão vão pensar que eu pintei e cortar meu cabelo!. O que fazer?. Obrigada por ler esse texto bizarro kkk!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nikoli, então no beleza natural ele deixa o cabelo do jeito que vc quer, mas antes vc tem que informar a elas como vc quer que fique seus cabelos, e lá não produz cachos, então se seu cabelo não tem tendência a cachear ou enrolar, ele simplesmente não vai enrolar ou cachear. Tudo vai depender de como é seu cabelo natural, mas tudo isso deve ser conversado antes, pq infelizmente muitas lá não trabalham com amor, e há muita reclamação, quem eu posso te indicar é a Vanessa trindade que trabalha no Beleza Natural de madureira, ligue pra lá e se informa sobre os dias que ela tá lá. Ela pelo menos te houve e trabalha o cabelo do modo padrão. Ah e realmente se seu cabelo é claro, eles pensam que vc pinta sim, ai tem que explicar, mas isso tudo vão te perguntar na avaliação e se seu cabelo tiver com outra quimica anterior incompativel vão falar pra vc cortar.

      Excluir
  43. Oi, garota, tenho 52 anos. Li seu post e vi minha história de luta por um cabelo mais domado. Meu cabelo é muito muito seco. Passei muito tempo usando meu cabelo natural e preso por não conseguir deixá-lo solto. Então surgiu o permanente afro e usei muito. Realmente eles ficavam assim mesmo como voce mostrou. No meu caso, depois de 15, 30 dias, ele ressecava, começava a quebrar, era um desgosto. Resolvi fazer relaxamento. Ficam bem, soltos, etc, mas não me identificam. Agora penso em deixá-los naturais de novo. Pensei no permanente mas na minha cidade nenhum salão faz mais esse tratamento. E estou escrevendo para dizer que sua história capilar é quase igual a minha. Boa sorte pra voce.

    ResponderExcluir
  44. poxa amei o resultado! É exatamente o resultado que eu quero, mais tenho luzes no cabelo será que pode/?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil, então as luzes ela enfraquece um pouco os fios, somente um profissional que faça o permanente pode avaliar seus fios. Ela vai analisar o estado do seu cabelo e fazer o teste se estiver apto. bjs

      Excluir
  45. Oi queridaaa!!!
    Adorei toda a saga do permanente, li desde vc explicando os tipos de cabelo tal...
    Acho que o nosso cabelo é bem parecido... fazia no beleza natural e ele NUNCA ficou cacheado... sempre me decepcionei. O meu cabelo é muito fino.
    Mas agora tive uma batalha com o meu cabelo: coloquei tranças nagô em junho e tirei agora no final de agosto. Meu cabelo estava super fraco e tive que cortar e fui correndo pro salão pra fazer uma cauterização pra salvar o que me restou. De acordo com a profissional que restaurou meu cabelo, ela disse que eu não poderia fazer química no cabelo...
    Mas a minha (péssima) raiz está gritando e to loka pra fazer alguma coisa.
    Adorei esse permanente. Li sobre o fato de vc ter feito no salão Lucia Aguiar e ter preferido continuar em casa pq a agressão aos fios era menor.

    Com esse meu depoimento - não sei se esclarecedor - gostaria da sua opinião sobre se devo ou não fazer (seja permanente ou qq outra coisa). Estou sem ir ao beleza desde fevereiro, mas meus cabelos estão se recuperando das tranças.
    Me dá um help???

    E esse permanente da Niely... é tranquilo de se fazer em casa???

    Beijos
    Debora ([email protected])

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, se os seus cabelos estiverem fracos, te aconselho a investir num cronograma capilar durante 30 dias para recuperar a vitalidade total dos fios para depois pensar em fazer outro procedimento quimico.
      Sobre o Salão realmente de primeira achei que ficou legal, mas com o tempo meus fios perderam a vitalidade e ficaram fracos, portanto optei em voltar para o niely que nem nenhum momento causou fraqueza ou quebra dos fios.
      Sobre o niely, eu gosto de fazer ele em casa, porém para fazer qualquer procedimento quimico em casa, tem que ter um pouco de conhecimento, pois senão até as quimicas mais fracas podem se tornar um pesadelo.
      Meu conselho é: primeiro faça o cronograma capilar, aqui no blog eu explico como faz, depois te indico a ir até um salão especializado para a cabeleireira fazer um teste de mechas para verificar se os fios estão saudáveis e aptos a receber a quimica e por fim te convido a entrar no grupo que criei no Faceboo: Eu Amo Permanente Afro, lá vc pode acompanhar as fotos das meninas do antes e depois, os salões que realizam o procedimento e ter muitas dicas de cremes e tratamentos, entre no grupo e faça uma pesquisa, compartilhe experiências, o grupo é para interagirmos. Beijos

      Excluir
  46. Oi ,ficou lindo mesmo , pois quero meus cachos de volta .mais estou gestante de 32 semanas ,posso fazer esse permanente americano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda nao sei te dizer. Ver com o seu médico, fala pra ele que o princípio ativo e tioglicolato de amônia.

      Excluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)