A Preta está em Transição Capilar - Blog da Pretah

Destaques

Adsense (Principal)

Adsense (Início do Post)

Pesquisa

A Preta está em Transição Capilar

Pois é meninas, entrei em transição capilar, para quem não conhece ainda a expressão, transição significa sair da quimica ou mudar de quimica, para quem usa cabelos alisados, significa transitar do liso para o natural enrolado, cacheado, ondulado, etc.

E estou caminhando em direção contrária ao super relaxante do beleza natural, decidi que não quero mais e a partir de hoje convido vocês a acompanharem minha trajetória.


Vou fazer o primeiro corte de cabelo essa semana, mas não vou radicalizar não. Nada contra quem faz o bigshop, mas não estou preparada de chegar a esse ponto de cortar joaozinho, já vi vários videos no you tube, mas não tenho tanta disposição(coragem) assim, por isso vou cortar aos poucos, mas vou tirar pelo menos uns 4 dedos de cabelo.

Eu pensei muito antes de tomar essa decisão, eu estava entre alisar ou continuar no beleza natural.
Eu fiquei durante muito tempo pensando em alisar pra tornar minha vida mais prática, então pra ir me acostumando comecei a pranchar em casa de vez em quando e nos finais de semana eu fazia escova, era uma delicia a sensação de não ter que molhar os cabelos todos os dias, acordar pronta era um sonho, mas ai caiu minha ficha, e decidi congelar essa idéia de vez.

Vai ser interessante essa transição, espero que eu não desanime, pois muitas enfrentam dificuldades e preconceitos.

Um dos fatos que me fez desistir do Beleza natural é pela falta de comprometimento de algumas( não poucas) colaboradoras de não trabalharem padrão, não respeitarem a estrutura capilar de cada cliente, mas ai eu avaliei calmamente a questão e percebi que elas(muitas) não tiveram o treinamento adequado e uma aguçada percepção para entender cada tipo de estrutura capilar. Portanto acabam fazendo todos os cabelos de forma igual, esquecendo ou não tendo treinamento de que cada cabelo é único e reage de uma forma diferente.
E tb a pressa e os problemas diários comprometem a qualidade final do serviço, mas não são todas assim, tem muita gente profissional no meio, muita colaboradora competente, se você achou uma assim não largue mais dela. Pois quem acha alguém que compreendeu a estrutura dos seus fios e sabe passar o super relaxante da forma apropriada para seus cabelo, você achou um tesouro capilar.

Mas estou tranquila. Estou em paz com essa minha decisão. E tenho um propósito; voltar para o tioglicolato.

Agora quero falar um pouco sobre esse movimento chamado "transição", pois ele começou nos E.U.A, é uma mudança e tanto considerando que as nortes americanas negras eram simbolo de sensualidade por causa dos cabelos lisos, porém no mundo pop e das atrizes ainda predomina o cabelo liso, por passar uma imagem mais cuidada e sexy. Mas nas ruas e no meio fashion a mudança é avassaladora e tudo indica que veio pra ficar, isso com apoio de muitos profissionais cabeleireiros, mais ainda são poucos os que se profissionalizaram em cuidar de cabelos naturais, mas esse movimento está crescendo.

Esclarecendo que não vou ficar black power, nada contra quem gosta, mas não faz meu estilo. Vou transitar de química. E foi uma decisão pensada, pois já conheço o tioglicolato e analisando as duas quimicas em questão, percebi que eu era mais feliz quando usava permanente.  É uma quimica mais forte, é sim, mas estou falando do ponto de vista "meu cabelo, minha estrutura" e nos anos que usei tioglicolato foram os melhores anos capilares da minha vida.

Agora vou mostrar minha foto antes de cortar, essa foto foi tirada hoje. Estou com dois dedos de raiz virgem.

AGORA ESCREVENDO.
ESTA TARDE

Continuem acompanhando a transição. clique no link abaixo:

27 comentários:

  1. Você quer voltar a ser lisa ou permanecer com os cachos, mas com permanente?
    Se vc quer ficar lisa não precisa deixar o beleza, como eu disse, vc pode ficar com os dois. Eu não me privo de nada, para ficar lisa, mesmo relaxando no BN. Se for para ficar lisa vc não precisa cortar.... Mas o melor mesmo é vc seguir o que o seu coraçãozinho manda. Boa Sorte com a sua escolha e agente vai ficar aqui para te dar força.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol eu decidi pelos cachos. Mas não quero mais o hidróxido de cálcio. Vou voltar para o permanente afro que é o tioglicolato. Bjs

      Excluir
  2. Você vai precisar ser forte, pois a transição é difícil!

    Bom fim de semana!
    Beijos mulher antenadíssima ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha fez tratamento do bn há 2 anos atrás e logo no primeiro sr o cabelo dela foi alisado. Era um cabelo virgem e cheio de cachos fechados, era só para abrir um pouco e eles alisaram e tiveram a cara de pau de dizer que o cabelo dela não cacheava e sim frizava. Ela ainda está em transição, mas falta pouco pois o cabelo dela era muito comprido. Hoje o cabelo dela é outro virgem e cheio de cachinhos lindos. Eu fiz permanente no meu uma vez só e agora só retoco a raiz e fica bem cacheado.

      Excluir
    2. O q vc quer dizer com retocar a raiz? com relaxamento de tioglicolato ou fazer o permanente na raiz?

      Eu fiz permanente afro uma unica vez tb...gostei dos cachos mais o cabelo ficou pesado..agora pensei em relaxar com tioglicolato a raiz será q dá? Pra deixar os cachos mais soltinhos...

      Preta já passei por essa transição, esperei 9 meses, mudei da guanidina para o tioglicolato permanente..foi dificil...mais sempre vencemos e passa rapidinho..tb dei um cotinho pra ajudar...

      Bjos

      Excluir
    3. com certeza a vitória virar, é um periodo muito dificil mas tenho certeza que no final é gratificante. Vou responder sua pergunta: quando fazemos permanente afro, primeiro o creme é processado no cabelo todo, até as pontas, depois disso nas próximas aplicações se faz o retoque de raiz, passa na raiz, mas enrola o bigoudinho do mesmo jeito. Pelo menos era assim que eu fazia.

      Excluir
    4. Obrigada preta!

      comprei a linha amend gold black cabelos ondulados...vc já ouviu falar dessa marca...estou morrendo de medo de passar...mesmo sendo a base de tioglicolato de amonia.

      Excluir
    5. Já ouvi falar sim, mas nunca utilizei.

      Excluir
  3. Flavia isso aconteceu comigo tb. NO meu primeiro sr, alisaram metade do meu cabelo virgem e me falaram a mesma coisa que falaram pra ti. cortei varias vezes por causa dos frequentes alisamentos "acidentais". E com o permanente não corro esse risco. bjs

    ResponderExcluir
  4. Vou acompanhar sua transição e estou torcendo por você. Boa sorte garota!






    ResponderExcluir
  5. muita coragem para fazer uma transição akspaks, da sempre aquele medinho será que vai ficar legal??..estarei acompnhando, eu sou doida para fazer californiana no cabelo, vamos ver quando farei xD....Tem promoção no meu blog passa lá..!!Estou seguindo seu blog...!!


    http://essencia-g.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriele mudar é sempre bom, mas dá aquele frio na barriga mesmo. bjs

      Excluir
  6. Amei seu cantinho! To seguindo! Sempre passei por aqui pra dar uma visita, bjs :D





    http://madamelemes.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu aliso meus cabelos e já pensei em voltar ao natural mas falta coragem. Minha irmã seguiu todo o processo e hoje está com o cabelo bem bonito, cacheado! Gostei de seu blog, suas postagens são bem sinceras. Beijão!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii linda, seu blog é um charme! Adorei...
    Quero te convidar a conhecer o meu cantinho, se quiser e gostar seguir, seguindo seu blog com o maior carinho =)

    napoleaoandreia.blogspot.com.br

    Beijos;*

    Andréia Napoleão

    ResponderExcluir
  9. Se eu tivesse cabelo afro com certeza eu faria rasta, acho tão charmoso!

    Tô seguindo seu blog, segue o meu também?

    lasgarras.blogspot.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. vim te convidar para os sorteios do meu blog!

    http://napoleaoandreia.blogspot.com.br/2012/10/promocao-amazonas-sandals-2-sandalias.html

    http://napoleaoandreia.blogspot.com.br/2012/10/promocao-maya-bijoux-pulseira-e-anel-de.html

    http://napoleaoandreia.blogspot.com.br/2012/10/promocao-o-segredo-do-vitorio-3.html

    Uma semana linda pra vc.

    Beijos,

    Andréia Napoleao

    ResponderExcluir
  11. Of course I would love to follow back. And I already did it.

    ResponderExcluir
  12. OI querida, adorei sua visita ao meu blog, e também gostei muito do seu blog, vou te seguir.
    Agora sobre este post, vou te dizer, aprendi MUITO, como mãe estou bastante desligada com os cuidados de cabelo e afins, será muito bom poder ler sobre e ficar mais informada, além é claro de que este seu post já me inspirou a pensar o que fazer com as minhas madeixas, que estão precisando de um trato, kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. vouacompanhar pra ver o resultado,se o seu ficar bacana vou fazer uma consulta com as prof. do beleza natural,talves elas deem um jeito na minha"juba".

    ResponderExcluir
  14. Ano passado após a plastica de fios acabar com os meus cabelos queria fazer a transição porque o meu cabelo apesar de estar liso estava muito fino e a cada dia eu ia perdendo mais os fios e aconteceu o triste momento do big shop ='( e não consegui seguir com a transição pois fui mt vitima de preconceito em meu colégio(onde 99% das pessoas são iguais,com cabelos lisos e brancos eu até me confundia com todas as meninas IDÊNTICAS)daí coloquei mega hair desejo força a vc e tds as mulheres que estão passando por esse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo sua situação perfeitamente, no trabalho passei por situações como esta. Eu sei que é dificil, algumas vezes me deparo com comentários do tipo: Nossa, se vc fizesse uma escova de botox ficaria lindo!" .
      Mas eu continuei na jornada e hoje em dia faço o permanente Afro e estou muito satisfeita.

      Se tiver um propósito não desista se for o melhor para ti, não desista dele por ninguém, lembre dessas 3 palavras: Foco, Fé, Força. Durante toda nossa vida sempre haverá alguém para nos criticar e fazer nos desistir de nossos sonhos.

      A mídia tem mania de por o preconceito na cabeça das pessoas: comerciais e novelas com personagens de cabelos lisos. E no setor de comédia colocam atores pintados de preto com cabelos crespos(preste atenção no Zorra Total)

      Bjs

      Excluir
  15. Ooi!
    Também quero fazer a transição estou 5 meses sem passar nada.Gostaria de saber quanto tempo você ficou sem passar nada??
    E muitos falam que quando você passar o Tioglicolato automaticamnete você fica com duas químicas por causa da guanidina também, pois bem, por ter duas químicas a guanidina nas pontas e o tioglicolato na raiz virgem...Teve alguma queda de cabelo ou danos??

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

Atenção: Críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta!

Adsense (Final do Post)