15 de jul de 2012

TPM - SAIBA MAIS SOBRE ELA.


A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL ATINGE MAIS DA METADE DAS MULHERES DO MUNDO, E ESTÁ COMPROVADO QUE A TPM PODE CHAGAR A NÍVEL TÃO ELEVADO CAPAZ DE LEVAR A MULHER A BEIRA DO SUICÍDIO.

A TPM É UMA DESORDEM NEUROPISICO-ENDÓCRINA(segundo especialistas) E QUEM TEM MAIS TENDÊNCIA A DESENVOLVER A TPM SÃO MULHERES COM PROBLEMAS DE HUMOR NA FAMÍLIA E CASOS DE DEPRESSÃO, OU PODE SER CAUSADO POR ALGUM FATO DEPRESSIVO QUE OCORRERAM COM ELAS NO DECORRER DE SUA VIDA.

ESSA DOENÇA ATINGE 75% DAS MULHERES NO MUNDO, SENDO QUE 8% DELAS PODEM TER PROBLEMAS MAIS SÉRIOS, E SÃO CAPAZES DE COMETER O SUICIDIO OU ATÉ MATAR NESSE PERÍODO.

OS SINTOMAS DA TPM SÃO FACILMENTE RECONHECIDOS, POIS NESTA FASE A MULHER COSTUMA APRESENTAR DORES DE CABEÇA, TONTURA, INCHAÇO, TRISTEZA REPENTINA, CHORA COM FACILIDADE, SENTIMENTO DE REJEIÇÃO, AUTOESTIMA BAIXA, FRAQUEZA, GANHO DE PESO, FALTA DE PIQUE NAS ATIVIDADE CORRIQUEIRAS DO DIA-A-DIA, E OUTRAS COISITAS MAIS, QUE ACABAM PREJUDICANDO O CONVÍVIO SOCIAL.

A TPM SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE PODE SER CLASSIFICADA EM 4 TIPOS DISTINTOS:



TIPO A : AS MULHERES FICAM EXTREMAMENTE ANSIOSAS E IRRITADAS, TENSAS E ATÉ MESMO AGRESSIVAS. É O TIPO MAIS FREQUENTE ENTRE ELAS.

TIPO C: CARACTERIZA-SE PELO AUMENTO DO APETITE, E FICA NÍTIDO A COMPULSÃO POR DOCES, CHOCOLATES. SENSAÇÃO DE FADIGA, DOR DE CABEÇA E DOR NO CORPO.

TIPO H: AUMENTO SÚBITO DE 2 A 3K NO PESO, AUMENTO DE SEIOS, DOR E DISTENSÃO ABDOMINAL( o chamado inchaço)

TIPO D: ESSE É O MENOS FREQUENTE E OS SINTOMAS PREDOMINANTES SÃO CHORO FÁCIL, SONOLÊNCIA OU INSONIA, CONFUSÃO MENTAL E DEPRESSÃO.(acho que tenho isso, rsrs)

AINDA NÃO SE SABE QUAIS AS CAUSAS REAIS QUE LEVAM A ESSAS REAÇÕES, POIS CADA CICLO MENSTRUAL O ORGANISMO FEMININO SOFRE MUITAS MUDANÇAS NOS NÍVEIS DE HORMÔNIOS SEXUAIS, ESPECIALMENTE O ESTRADIOL(hormonio feminino) E A PROGESTERONA, FAZENDO COM QUE A CABEÇA FEMININA PASSE POR TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS QUE ENVOLVEM A PERDA DO CONTROLE, OBSESSÃO E COMPULSÃO, MANIAS CLEPTOMANIA, PIROMANIA, JOGO COMPULSIVO, TRICOLOMANIA E ATÉ MESMO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E COMPULSÃO SEXUAL, ALÉM DOS TRANSTORNOS FÍSICOS COMO DORES, INCHAÇO, CÓLICAS, ETC.

PARA ISSO NÃO EXISTE UM TRATAMENTO ESPECÍFICO POIS ESTÁ RELACIONADO COM O PSICOLÓGICO HUMANO, OU SEJA, OS SINTOMAS VARIAM DE MULHER PARA MULHER.

PORÉM ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE A VITAMINA B6 E VITAMINA E(encontrados facilmente em alguns alimentos) SÃO OS MÉTODOS MAIS INDICADOS POR CONTEREM FONTES DE VITAMINICAS DE ORIGEM BOVINA E TB POR TEREM NUTRIENTES QUE REDUZEM A PRODUÇÃO DE PROSTAGLANDINAS(substância que causa ansiedade e irritabilidade).

MUITAS MULHERES DIZEM SE SENTIR ALIVIADAS AO SE MEDICAREM COM CHÁ A BASE DE ERVAS MEDICINAIS, COMO GENGIBLE, DENTE DE LEÃO E ÓLEO DE PRÍMULA.

PORÉM A EFICÁCIA DESSAS SUBSTÂNCIAS AINDA NÃO FORAM COMPROVADAS PELOS CIENTISTAS, OU SEJA, NÃO É GARANTIDO QUE AS ERVAS MEDICINAIS REALMENTE CONTENHAM FONTES  QUE IRÃO RESOLVER O PROBLEMA.

NOS CASOS MAIS GRAVES SÃO RECEITADOS ANTIDEPRESSIVOS, QUE SÃO USADOS SOMENTE EM CASOS EXTREMOS, NA FASE DA PRÉ-MENSTRUAÇÃO, SEMPRE NA MENOR DOSE POSSÍVEL. É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES QUE EXPERIMENTAM ESSA DISFUNÇÃO, MAS ESSE TIPO DE MEDICAMENTO SÓ DEVE SER USADO SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA, COM A ORIENTAÇÃO DE UM ESPECIALISTA.

O OBJETIVO DE QUALQUER PESSOA É ENCONTRAR A FELICIDADE OU NO MINIMO ESTAR PRÓXIMO A ELA. CONVERSAR COM AMIGAS, DESCONTRAIR, DAR MUITAS RISADAS, SENTIR-SE LIVRE, BEM, LEVE.

PRAZER E ALEGRIA E SATISFAÇÃO TANTO NA VIDA PESSOAL COMO PROFISSIONAL PODEM SER FUNDAMENTAIS PARA O CONTROLE NOS MOMENTOS DE ALTERAÇÃO HORMONAL, CAUSANDO UM IMPACTO MENOS TRAUMÁTICO E TORNANDO OS SINTOMAS MAIS LEVES.


BJS.



2 comentários:

  1. Olá querida, amei o post , esclareceu minhas dúvidas sobre TPM , pois sofro muito com essa bendita, amei o seu blog e já estou te seguindo de volta! Continue assim, que terá muito sucesso,

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida e seja bem vinda. Bjs

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados. Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta
Seu comentário é muito importante!! Então peço que deixe seu nome/url
(identifique-se)

******Atenção críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.*******
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;


Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
onselectstart='return false'